João Daniel homenageia José Eduardo Dutra em sessão da Câmara


 Aracaju, 6 de outubro de 2015

Na sessão da Câmara dos Deputados desta terça-feira, dia 6, o deputado federal João Daniel (PT/SE) lamentou a perda do ex-senador por Sergipe e ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, falecido na madrugada do último domingo, dia 4, aos 58 anos, após uma luta árdua contra o câncer. Segundo o parlamentar, Zé Eduardo foi um dos grandes dirigentes desse país, em especial do Partido dos Trabalhadores (PT). João Daniel participou da despedida a Zé Eduardo, na última segunda-feira, em Belo Horizonte (MG), onde o corpo foi velado e cremado. Entre os participantes também estiveram presentes o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, dirigentes da Petrobras e do movimento sindical.

 

“José Eduardo Dutra foi um dos grandes homens que Sergipe conheceu. Não era natural do Estado, mas deu a vida por amor à causa do povo sergipano. Foi um dos maiores dirigentes sindicais, fundador e lutador do Sindicato dos Mineiros de Sergipe [Sindimina], foi dirigente nacional da CUT e sempre militou e foi um dos fundadores do PT. Zé Eduardo orgulhou toda nossa militância e o povo sergipano em todos os espaços que atuou”, destacou João Daniel.

 

O deputado acrescentou ainda que, como senador, José Eduardo Dutra foi um dos grandes senadores da história do Estado de Sergipe e do Brasil. De acordo com João Daniel, ele foi um parlamentar que encampou todas as lutas da classe trabalhadora, numa posição firme e coerente na defesa dos princípios da ética, da dignidade e defesa dos grandes projetos para o país. “Tive a oportunidade de conhecer e conviver com Zé Eduardo no movimento sindical, popular e no Partido dos Trabalhadores. Ele foi e será lembrado com uma das grandes referências para a militância de esquerda do país”, afirmou.

 

Em seu discurso, João Daniel registrou que, como presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra sempre utilizou sua força e energia para levar projetos importantes para o Brasil, mas, em especial, sempre olhou para Sergipe. Em sua gestão à frente da Petrobras, no primeiro governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Estado de Sergipe recebeu mais investimentos do que nos 40 anos de existência da empresa no Estado. “Em cada canto de Sergipe tem uma obra levada por nosso querido ex-presidente da Petrobras, ex-senador e ex-presidente do nosso Partido dos Trabalhadores, seja nas rodovias e na agricultura familiar”, ressaltou.

 

O parlamentar lembrou que teve a satisfação de estar com o saudoso companheiro na Cooperativa de Assentados de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, onde Zé Eduardo fez questão de ir lá para acompanhar e ver como estava sendo desenvolvido o projeto da produção de biodiesel a partir de girassol cultivado por agricultores da região. “Ele era um dos homens que pensavam e agiam com compromisso e firmeza”, enfatizou.

 

João Daniel acrescentou que por conta de toda essa trajetória, que deixa como legado uma das mais belas histórias de homem público brasileiro, a militância dos movimentos sociais, sindical, popular e do Partido dos Trabalhadores leva sua solidariedade a todos os amigos e familiares de José Eduardo Dutra. “Descanse em paz, grande companheiro, que será sempre lembrado por todos nós”, declarou.

 

Histórico

José Eduardo de Barros Dutra nasceu no Rio de Janeiro, lá estudou as primeiras séries, depois iniciou o curso de Geologia numa universidade federal. Nesta época, final dos anos 70, já nutria grande simpatia pelos movimentos políticos progressistas. Participou da fundação do PT. Há mais de 20 anos chegou a Sergipe, onde trilhou sua vida política, ao lado do ex-governador Marcelo Déda, falecido em 2013. Com uma atuante trajetória no movimento sindical, Zé Eduardo ocupou o cargo de presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina), no período de 1989 até 1994, e de dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 até 1990.

 

Em 1994, venceu uma eleição histórica para Senado, onde exerceu mandato de 1995 a 2002, estando sempre entre os parlamentares mais atuantes do Brasil. José Eduardo Dutra foi também presidente da Petrobras e da BR Distribuidora, além de presidir o Diretório Nacional do PT.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa