João Daniel fala da importância de livro lançado na UFS na área da agroecologia


Em seu pronunciamento, o deputado petista João Daniel falou de sua felicidade de ter participado, no último dia 11, do lançamento do livro “Revolução agroecológica: o movimento de camponês a camponês em Cuba”, na Universidade Federal de Sergipe. Segundo ele, estiveram presentes ao evento vários estudiosos, inclusive um dos colaboradores do livro, Fernando Funes, cubano que esteve aqui durante a 1ª Jornada de Camponeses e Camponesas da Área de Agroecologia.

Ele disse que o ato foi organizado pela UFS, através do Departamento de Geografia, juntamente com o movimento da Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Sem-terra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emdagro), Incra, e da assistência técnica das áreas de reforma agrária. “Um livro, traduzido em português, que é hoje conhecido no mundo inteiro que trata da pedagogia desenvolvida a partir do método onde os camponeses que aprenderam a desenvolver a agroecologia, a defender a questão ambiental, ao não uso de agrotóxicos, a soberania alimentar”, disse.
João Daniel disse que muitas pessoas participaram do lançamento do livro. Na programação, outras atividades foram desenvolvidas, como um debate na Embrapa com estudiosos, pesquisadores, estudantes e movimentos sociais, no dia 12 e no dia seguinte um intercâmbio com visitas a áreas de assentamentos com pesquisadores da Embrapa e o professor cubano Fernando Funes. “Que é um dos fundadores dessa metodologia que tem sido divulgada no Brasil e no mundo inteiro”, completou.
Professores – Ainda em seu discurso, o deputado João Daniel saudou de maneira especial todos os professores e educadores do estado de Sergipe e de todo Brasil, especialmente os da rede municipal, estadual e federal. Aproveitando a data comemorativa, o parlamentar entregou à Mesa Diretora da Assembleia uma cópia de um documentário feito pelo Ministério da Cultura, com a fundação Darci Ribeiro e participação da Fundação e Escola Florestan Fernandes, sobre a vida do professor Florestan Fernandes. “Deixo esse documentário, para que seja exibido na TV Alese”, disse.

 

Edjane Oliveira, da Agência Alese (www.agenciaalese.se.gov.br)