João Daniel e representantes do MPA se reúnem com secretário do Meio Ambiente


Aracaju, 9 de fevereiro de 2015

O deputado federal João Daniel (PT) esteve com representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) reunido com o secretário de Estado do Meio Ambiente (Semarh), Olivier Chagas. Também participou do encontro, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, o secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal. Segundo o deputado, essa foi uma oportunidade de um dos mais importantes movimentos se reunir com a Semarh para discutir a implementação de políticas e propostas dos movimentos para a área ambiental, em especial a área da pequena agricultura.

 

Na oportunidade, os dirigentes nacionais do MPA em Sergipe, Haroldo José da Silva e Rafaela Alves da Silva, apresentaram ao secretário a atual pauta de luta camponesa, objetivando dar continuidade ao processo de diálogo e negociação de pontos que se referem à questão ambiental.

 

Entre as reivindicações imediatas apresentadas pelo MPA estão: cadastro da entidade do MPA junto à Secretaria para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos camponeses nos municípios da região do sertão; Programa de Implantação de agroflorestas em comunidades camponesas; Programa de recuperação/revitalização das matas ciliares do rio São Francisco e seus afluentes; criação de programa de combate à desertificação e de recaatingamento do semiárido; criação de leis estaduais de proibição do uso dos agrotóxicos já banidos em outras regiões do país e em outros países, bem como o fim da pulverização; e atenção a todos os pontos relacionados a recursos hídricos especificados na pauta.

“Essa reunião foi muito importante para que esses pontos da pauta apresentados possam ser considerados na construção das políticas do governo do Estado, porque passam as necessidades concretas do povo. Temos uma grande expectativa nessa nova composição de secretários de ter nossas pautas atendidas e consideradas”, disse Rafaela Silva.

 

O deputado federal João Daniel lembrou que ao longo de sua existência o Movimento de Pequenos Agricultores tem lutado em defesa dos camponeses, sempre com o objetivo de que se produza alimentos com respeito à natureza. “Por isso é muito importante que essas reivindicações do MPA sejam levadas em consideração no momento da elaboração das políticas”, disse o parlamentar.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Luiz Fernando, da Assessoria