João Daniel destaca importância do Plano Nacional de Pesca lançado hoje


O deputado estadual João Daniel (PT) falou na sessão de hoje, 25, da satisfação de ver pela primeira vez no país ser lançado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura o Plano Nacional de Pesca, em solenidade nesta quinta-feira,  no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com representantes de todo Brasil e também da Superintendência de Pesca de Sergipe. Segundo o parlamentar, esse é um projeto fundamental para o Estado de Sergipe, para o Brasil e a região Nordeste.

João Daniel lembrou que no Brasil a cultura do consumo de peixe ainda é pouca. “Nossa população consome muito pouco peixe”, disse. O deputado acrescentou que esse programa do governo federal voltado para a pesca inclui assistência técnica, pesquisa, apoio, enfim, fortalecimento das indústrias, capacitação e pesquisa. De acordo com o parlamentar petista, são dezenas de programas de financiamentos subsidiados com juros baixos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Enfim, é um grande projeto que o Ministério da Pesca e Aquicultura está lançando juntamente com a presidenta Dilma Rousseff”, avaliou.

Em seu discurso, o deputado João Daniel disse que para Sergipe esse projeto é fundamental, pois no Estado existem mais de 20 mil pescadores artesanais. Na sua avaliação, Sergipe tem um grande potencial, seja pelas suas grandes bacias hidrográficas, além do rio São Francisco e o oceano. “Acredito que as organizações de pescadores e a Superintendência de Pesca no Estado poderão desenvolver vários projetos e contribuir com o Brasil e especialmente para tirar mais de 100 mil famílias de pescadores que no país estão abaixo da linha da pobreza”, declarou. Segundo ele, lamentavelmente, em Sergipe a situação não é muito diferente, onde muitas famílias de pescadores vivem abaixo da linha da pobreza e, acredita ele, serão tiradas a partir de projetos importantes como esse lançado hoje.

Foto: Maria Odília, da Agência Alese

Edjane Oliveira, da Agência Alese (www.agenciaalese.se.gov.br)