João Daniel destaca importância do Estatuto da Juventude recém-sancionado


Em discurso feito na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, dia 7, o deputado estadual João Daniel (PT) parabenizou o Congresso Nacional e a Presidência da República pela aprovação e sanção do Estatuto da Juventude. Ele lembrou que a lei vinha sendo debatida no Congresso Nacional e foi sancionada na última terça-feira. “Nós achamos isso muito importante, pois já temos o Estatuto do Idoso, Estatutos de várias categorias e a juventude vem se organizando e ganhando seu espaço no Brasil e no mundo, feito reivindicações, grandes mobilizações e com a aprovação desse Estatuto teve uma das grandes reivindicações atendidas”, afirmou.

 

O deputado João Daniel acrescentou que talvez não tenham sido atendidos todos os pontos que a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a juventude como um todo pretendiam. “Mas o que foi possível dentro do consenso entre o Congresso e o governo federal”, destacou. O parlamentar parabenizou a luta de toda classe estudantil, através de suas entidades, e a juventude por essa importante conquista.

 

João Daniel lembrou que está tramitando há cerca de uma ano na Assembleia Legislativa de Sergipe um projeto de sua autoria sobre a juventude, que, disse ele, espera que seja analisado, estudado e aprovado. Segundo ele, a propositura trata, entre outros temas, da concessão do benefício da meia-passagem para a juventude de todo Estado. “Essa lei do Estatuto da Juventude também possibilita cada Estado criar sua própria lei. E um dos grandes avanços é a criação dos Conselhos da Juventude Municipal e Estadual, que vão debater, discutir e implementar as políticas do Estatuto nacional, bem como criar novas políticas”, revelou.

 

Solidariedade

Em seu pronunciamento, o deputado João Daniel também saudou a todos presentes às galerias da Assembleia Legislativa durante a sessão de hoje, entre eles professores da rede estadual e agentes de medidas socioeducativas. Ele disse que espera que as reivindicações dessas duas categorias possam ser atendidas pelas autoridades responsáveis, sejam através das Secretarias de Estado ou o governo do Estado.

 

João Daniel também aproveitou para levar sua solidariedade aos colegas deputados José Franco (PDT) e Antônio Passos (DEM), que recentemente perderam os seus pais, uma vez que não teve oportunidade de comparecer ao velório deles. “Queria publicamente deixar minha solidariedade e meus votos de pesar e desejar que eles e seus familiares possam tocar a vida e suas atividades”, disse. O deputado, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, também desejou ao governador Marcelo Déda, que está em Sergipe, muita saúde nesse momento de tratamento contra o câncer e que ele possa nesses dias que está em Aracaju possa comemorar o aniversário de seu filho e o Dia dos Pais e continuar sua recuperação.