João Daniel destaca Feira de Sementes e Produtos Agroecológicos


Em pronunciamento feito na sessão desta segunda-feira, dia 20, no pequeno expediente, o deputado estadual João Daniel destacou a Feira de Sementes e Produtos Agroecológicos do Território Sul Sergipano Sucupira, no município de Arauá, realizada no último sábado, dia 17. Segundo ele, foi uma satisfação participar de um ato que marcou um trabalho iniciado há vários meses e no sábado foi o primeiro ato organizado publicamente.

 

O deputado João Daniel disse que a iniciativa é uma parceria que envolve a Emdagro, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Sergipe, Cooperativas da região, Incra, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), com apoio da Embrapa. Ele acrescentou que das comunidades que participam a Sucupira é uma das maiores. “Este foi o primeiro festival de troca de sementes e mudas da região. É uma experiência que vem sendo trabalhada na metodologia camponês e camponesa que vem das comunidades tradicionais, antigas e que tem esse trabalho sendo feito no território da região sul” destacou.

 

João Daniel parabenizou o trabalho que vem sendo feito pela Embrapa, em especial pelo chefe da empresa em Sergipe, Edson Diogo, e toda sua equipe, e parceiros, em especial o Território, coordenado pela engenheira ambiental Marília Fontes. “Achei muito importante essa experiência para Sergipe que já existe em vários estados e a região sul consolida a experiência de agricultores que cultivam sem agrotóxicos”, disse.

 

O deputado acrescentou que centenas de frutas, sementes e alimentos foram expostos por pequenos agricultores e assentados, que fizeram explanação de tudo que produzem e a importância para a saúde dos consumidores. “Essa é uma questão fundamental para a natureza, para a questão ambiental, para a saúde pública e para valorizar a cultura e história dos povos no mundo e na nossa região.  É muito importante a parceria que tem sido feita para isso, juntando teoria e prática junto a camponeses e pequenos agricultores”, frisou.