João Daniel destaca e parabeniza atendimento feito pela UPA de Poço Redondo


 

 

Edjane Oliveira, da Assessoria Parlamentar

 

 

O deputado João Daniel (PT) fez discurso na sessão desta segunda-feira, dia 26, na Assembleia Legislativa para ressaltar o importante atendimento à saúde prestado à população do município de Poço Redondo, localizado no sertão sergipano. Ele lembrou que na semana passada repercutiu que vários locais do Estado estão passando por problemas na assistência à saúde nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

 

O parlamentar ressaltou, entretanto, que no caso desse município especificamente ele acompanha e visita a UPA desde sua inauguração. Embora reconheça que é preciso incrementar em termos de mais repasse de recursos para que seja ainda mais melhorado o atendimento, a UPA Dona Zulmira Soares, em Poço Redondo, vem fazendo um excelente trabalho de atendimento à população, “muito bom e que representa um grande esforço na saúde pública de Sergipe”, acrescentou.

 

De acordo o deputado, essa UPA funciona 24 horas, sem nunca faltar médicos. Em seu discurso, João Daniel expôs alguns números do atendimento feito pela unidade de saúde no primeiro semestre deste ano. Segundo ele, de 1 de janeiro até 30 de junho foram realizadas 17.816 consultas médicas em urgência e emergência, 4.363 pacientes permaneceram em observação e internados. Apenas 371 pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde, o que representa 2,08% dos atendimentos. A UPA tem uma capacidade de resolutividade de 97,92% dentro da unidade, no próprio município. Também na unidade nasceram vivos 44 bebês, de parto normal. O deputado disse que foram transferidas apenas parturientes que precisavam de cuidados especiais no parto.

 

“Estou falando apenas da UPA, mas há também as clínicas e os postos de saúde. Queria parabenizar o prefeito Roberto Araújo, que faz um grande trabalho, assim também como a secretária de Saúde, Edileuza Vieira, e o diretor da UPA, Ricardo Mateus, e todos os funcionários. Vamos lutar por mais recursos, mas acreditamos que a parte que cabe ao município vem sendo feita muito decentemente, trazendo à população o que é de direito, com muito amor e carinho”, declarou.

 

Ele registrou também que hoje mesmo foi divulgada uma ação sobre essa questão da saúde, o processo 200910301345, que foi ganho pelo deputado federal Rogério Carvalho, numa ação movida pelo também deputado federal Mendonça Prado. Segundo o deputado, a Justiça reconheceu como improcedentes as críticas e denúncias feitas por Mendonça. O processo diz respeito a uma afirmação feita por Mendonça Prado de que o ex-governador João Alves Filho teria entregue o Hospital Pediátrico José Machado de Souza e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes em condições de atendimento, mas as duas unidades teriam sido fechadas pelo então secretário de Saúde, Rogério Carvalho.

 

Tem solução

João Daniel disse que quando tocou no assunto da saúde em Poço Redondo queria dizer que quando aparenta que o problema não tem solução e que não há esforço dos municípios e governo do estado, que é um caos, não é bem assim. “Nós temos acompanhado as várias inaugurações feitas nos Hospitais Regionais e Clínicas de Saúde da Família e os municípios que têm respeito pela sua população e que tem trabalho feito com dedicação, com esforço, vem resolvendo em grande parte essa questão. E no caso específico de Poço Redondo essa capacidade de resolutividade chega a 97,92%, onde os problemas são resolvidos no próprio município”, afirmou o deputado.

 

O deputado disse que há uma demanda e o problema da maioria dos municípios é a falta de recursos. “O município gasta uma quantia de recursos e passa a ter problemas sérios da garantia real do funcionamento. Mas posso garantir que lá se ligarem agora para a UPA de Poço Redondo vão encontrar médico plantonista e a qualquer momento do dia e da noite a mesma coisa, existe um atendimento muito bem feito”, garantiu João Daniel.

 

O parlamentar parabenizou o trabalho feito pelo prefeito Roberto Araújo, a secretária de saúde, Edileuza Vieira, o diretor da UPA, Ricardo Mateus e todos os funcionários daquela unidade de saúde. João Daniel ressaltou que fez questão de fazer esse registro para não ficar a impressão de que o município está abandonado no que se refere à saúde ou que lá os serviços não funcionam bem. “Funciona bem, mas o que nós vamos lutar junto ao governo do Estado é a viabilização de mais recursos do governo federal e governo do Estado, no sentido de melhorar a condição de atendimento à população”, disse, acrescentando que iria pedir ao governador em exercício, Jackson Barreto, e a secretária de Saúde, Joélia Silva, para que possam ter mais sensibilidade e ter mais cuidado na destinação de mais recursos para aquela unidade. 

 

10 anos de luta

Em seu pronunciamento, o deputado João Daniel também registrou que no último domingo, dia 25, comemorou-se os 10 anos de luta e resistência do Acampamento Mário Lago, no município de Riachuelo. Segundo ele, foi um dia de festa para as mais de 90 famílias que lutam há mais de 10 anos e que está na fase final onde o governo do estado repassou para o governo federal para que haja a federalização das áreas. Segundo ele, são áreas que estão dentro do perímetro do projeto Jacarecica.

 

Depois de vários anos de luta houve essa decisão no sentido da federalização, que vai possibilitar o governo federal indenizar áreas que têm plantio e garantir que esta terra passe para os atuais trabalhadores e trabalhadoras que ocupam as áreas e que lutam pelo direito à terra, principalmente o direito à terra irrigada”, disse. Segundo ele, é uma luta que faz parte dos 10 anos dessas famílias, que fizeram uma grande comemoração para marcar a data. João Daniel disse que o governo do estado repassa agora, está terminando legalmente o repasse para o Incra, que legalizará e criará as condições para viabilizar crédito de plantação e educação.

 

“E vamos à luta em busca de um projeto produtivo viável para aquela região e aquelas famílias. Espero que a Cohidro, o Incra e a Secretaria de Estado da Agricultura possam terminar o mais rápido possível esse processo de transição e legalização”, declarou. João Daniel disse que o Projeto Jacarecica está próximo a Aracaju e é uma área que merece muito apoio do governo federal e governo do estado no sentido da produção de alimentos. “São áreas que precisam produzir alimentos para garantir o abastecimento da nossa Grande Aracaju”, finalizou.

Fotos: Maria Odília (1) e Noel Lino (2)