João Daniel destaca conquista de mais um assentamento em Sergipe


Os sem terra de Sergipe comemoraram nesta quarta-feira, 3, a emissão de posse da antiga fazenda Japão, hoje projeto de assentamento Daniel Ricardo, no município de Canindé de São Francisco, no alto sertão. Presente ao evento, o deputado João Daniel (PT) destacou a importância da reforma agrária para o Estado. “Com a luta desses companheiros e a organização do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), podemos hoje comemorar mais essa conquista não só para os sem terra, mas para o sertão sergipano, já que a reforma agrária porporciona aos trabalhadores melhores condições de vida e avanços sociais”, argumenta o deputado petista, que também integra a coordenação nacional do Movimento Sem Terra em Segipe.  

Vitória compartilhada por uma das coordenadoras do assentamento, Laurena Barbosa dos Santos:  “Para as 43 famílias do assentamento, o dia é de grande alegria. Agora, graças a nossa luta, esta terra é nossa”, ressalta. Há oito anos, quando as famílias do MST ocuparam a fazenda Japão, o antigo proprietário reagiu com truculência. “Uma noite, o filho do fazendeiro e 10 homens armados tocaram fogo nos barracos”, lembra seu Barnabé, um dos acampados da época. “A gente só pôde tirar algumas coisas e ir embora. A maioria dos barracos queimou. Todo mundo teve que se mudar para outro acampamento, na beira da estrada”, recorda.

No entanto, as famílias não desistiram e conquistaram a área, provando mais uma vez que apenas a luta social é que traz conquistas à classe trabalhadora. A terra foi atribuída às famílias Sem Terra por meio do Convênio de Terras firmado entre o Governo de Estado de Sergipe e o Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo Gileno Damascena Silva, dirigente do MST em Sergipe, “a emissão de posse da fazenda Japão representa o fechamento do ciclo do primeiro Convênio de Terras, que permitiu o assentamento de mais de mil famílias na região do Alto Sertão sergipano.”

O assentamento foi nomeado Daniel Ricardo, em homenagem a Daniel Ricardo dos Santos, um filho da região de Canindé, grande amigo e apoiador da luta do MST desde os primeiros acampamentos, falecido este ano. Dezenas de assentados e acampados do MST em Sergipe participaram do ato, assim como personalidades públicas e representantes do Estado. O vice-governador do estado de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), reafirmou a importância da reforma agrária e da luta do MST para o desenvolvimento do Brasil.

Com informações do Setor de Comunicação do MST/SE

Foto: Marcelle Cristinne/ASN