João Daniel destaca ato que marcará retorno da União Estadual dos Estudantes de Sergipe


 

 

Habacuque Villacorte, da Agência Alese (www.agenciaalese.se.gov.br)

 

O deputado estadual João Daniel (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (1º), para destacar o ato de reabertura da União Estadual dos Estudantes de Sergipe, previsto para esta sexta-feira (2), no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas. Fundada em 1953 e extinta pela Ditadura Militar em 64, a UEES, composta pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) das universidades do estado, foi o berço do movimento estudantil sergipano, que sempre operou na vanguarda política e cultural dos movimentos sociais.

 

“Quero registrar esse acontecimento aqui na nossa Casa e estendo o convite a todos os parlamentares, a imprensa e a sociedade de uma forma geral. Todos sabem a importância e o papel fundamental que tem o movimento estudantil. Vale lembrar que nenhuma grande mudança tem ocorrido na história sem a participação da nossa juventude”, destacou o deputado. João Daniel ainda acrescentou que “é um movimento de rearticulação da juventude que está envolvida com as ideias de participação popular e de mudanças. A juventude precisa discutir um projeto e definir os novos rumos. Tem que ser parte desse projeto. É um ato que representa a união de várias entidades estudantis, de vários Diretórios Centrais de Estudantes. Estendo o convite e destaco que Guilherme, no companheiro da UNE (União Nacional dos Estudantes), estará aqui acompanhando o ato”.

 

A UEES já reabre com algumas bandeiras definidas, dentre elas, a luta pela meia passagem intermunicipal para os estudantes do interior do Estado; consolidação da meia-entrada em shows e eventos culturais; passe livre para estudantes bolsistas do PROUNI e FIES na luta não só pelo acesso à educação, mas, sobretudo, pela permanência dos estudantes.