João Daniel destaca aprovação na CCJ da Câmara dos 10% do PIB para Educação


Na sessão desta quarta-feira, o deputado João Daniel (PT) fez pronunciamento para registrar a aprovação no dia de ontem, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, após um longo debate, do projeto que eleva o Fundo da Educação para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) com recursos do pré-sal. Ele disse que sabe que agora a proposta ainda irá ao Senado para retornar à Câmara, mas tudo leva a crer que será aprovada. Para o deputado, esse passo já é um grande avanço.

“Todos nós acompanhamos e sabemos que os Estados e municípios não conseguem pagar e aqueles que estão pagando mais adiante terão dificuldade de continuar pagando, não porque os salários sejam grandes”, disse. João Daniel disse que gostaria que nesse debate que foi encaminhado para a Câmara que os deputados estaduais de Sergipe pudessem aprovar uma moção de toda Assembleia, para a bancada federal de Sergipe, a qual ele irá ter a iniciativa, no sentido de que posam dar apoio a esse projeto e possam votar favoravelmente em plenário.
Segundo ele, o Brasil atingirá nos próximos dez anos os 10% do PIB para educação a partir dos recursos do pré-sal e nós teremos recursos para chegar ao sonho de todos os brasileiros puderem ingressar numa universidade pública. “Eu acho que é um papel nosso, da nossa Assembleia e de todos que lutam e defendem essa bandeira, e que nossa bancada federal possa apoiar essa proposta. E tenho certeza que a presidenta Dilma tem maior interesse e isso ajudaria a resolver um dos grandes problemas na história do nosso país que é colocar recursos em quantidade necessária para esse investimento em educação”, concluiu.

Edjane Oliveira, da Agência Alese (www.agenciaalese.se.gov.br)