João Daniel defende garantia de transporte para jovens universitários do interior


Aracaju, 06 de abril de 2016

Na tribuna da Câmara, na sessão desta terça-feira, dia 6, o deputado federal João Daniel (PT/SE) defendeu um debate para que se possa atender a necessidade da juventude trabalhadora do interior que precisa de transporte para se deslocar para estudar nas universidades. No último sábado, o parlamentar esteve reunido com jovens universitários do município de Itabaianinha, na região Sul de Sergipe, quando essa demanda foi apresentada. “É de conhecimento público que nos governos do ex-presidente Lula e no governo da presidenta Dilma nós triplicamos as universidades e as possibilidades de a juventude entrar nessas instituições”, ressaltou.

 

Por conta desses fatores, acrescentou o deputado, criou-se também essa demanda quanto à questão de transporte. A carência dele tem trazido problemas para os universitários do interior. Essa foi justamente uma das reivindicações apresentadas pelos jovens de Itabaianinha.

 

Nesse sentido, João Daniel apresentou a indicação nº 2194/2016, na qual sugere ao ministro da Educação a criação de Programa de Transporte para Estudantes Universitários Federal de Sergipe, em especial no município de Itabaianinha. Para o deputado, é preciso um debate entre governo federal, estadual e municipal para que se chegue a esse atendimento.

 

Durante a reunião com a juventude universitária de Itabaianinha, foram discutidos também temas como a implantação de Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Educação do Estado de Sergipe (IFS) naquele município, além de outros temas de interesse da juventude. Neste sentido, o deputado também apresentou duas indicações sugerindo ao ministro da Educação a criação de um campus da Universidade Federal de Sergipe e um campus do Instituto Federal de Sergipe no município de Itabaianinha.

 

O município é o maior polo industrial ceramista do Estado, uma cidade com quase 50 mil habitantes, sendo que 570 universitários saem todos os dias para Aracaju, e no ano de 2014 houve mobilização que reuniu mais de 5.300 assinaturas em apoio à construção de um campus universitário na cidade.

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa