João Daniel defende ensino superior à distância em presídio



O deputado estadual João Daniel disse nesta terça-feira, 16, que aguarda solução para o problema que afeta os internos do sistema carcerário em todo país: dificuldade de ressocialização. O parlamentar disse que encaminhou uma moção que trata desse tema e gostaria que o pedido fosse atendido. João Daniel propõe a implantação de ensino superior à distância nas penitenciárias. 

“O sistema carcerário no Brasil é absurdo, diariamente surgem denúncias no país inteiro. Os presos voltam a ser reinseridos na sociedade e precisam cumprir um papel digno. Infelizmente, o que nos vemos é que centenas de milhares de jovens estão nos presídios, e a moção propõe que o governo federal, através de alguns ministérios, como o da Justiça, possa estudar a possibilidade de realizar esses cursos universitários”, comenta o deputado.

João Daniel afirmou que não há como inserir os detentos sem um trabalho organizado pelo Estado, que precisa oferecer o direito à educação e ao trabalho. De acordo com o deputado, é preciso ainda atender ao pleito dos agentes penitenciários. “Nós podemos ter cursos dentro dos presídios, o universidade aberta. E os agentes precisam de salários mais dignos”.

 Dilson Ramos, da Agência Alese (www.agenciaalese.se.gov.br)