João Daniel debate projetos para Sergipe com o ministro das Comunicações


Aracaju, 18 de novembro de 2015

 

O deputado federal João Daniel (PT) esteve reunido, nesta quarta-feira, dia 18, com o ministro das Comunicações, André Figueiredo, acompanhado pelo prefeito do município de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio. O lançamento do edital para novas autorizações de funcionamento de rádios comunitárias em Sergipe foi um dos pontos solicitados pelo parlamentar durante a audiência. O objetivo é contemplar municípios que ainda não possuem rádio comunitária.

 

De acordo com João Daniel, o ministro assumiu o compromisso de continuar a dar andamento ao que foi encaminhado durante audiência pública, realizada em Sergipe, em junho, proposta pelo mandato do deputado, a partir de demandas dos movimentos sociais, poder público e sociedade. “Solicitamos ao ministro que o edital seja lançado, garantindo a implantação de rádios comunitárias nos municípios de Sergipe onde ainda não existem, conforme compromisso já assumido pelo ex-ministro Ricardo Berzoini”, disse o deputado, acrescentando que são 22 municípios.

 

Cidades digitais

Outra questão tratada durante a reunião com o ministro das Comunicações foi a implementação do programa Cidades Digitais em Sergipe. O Estado tem quatro municípios estão dentro da seleção do programa: Tobias Barreto, Pacatuba, Riachão do Dantas e Nossa Senhora da Glória, inclusive o prefeito desse município acompanhou a audiência. “Ouvimos do ministro o compromisso do Ministério para acelerar o processo de liberação do programa Cidades Digitais para esses municípios”, acrescentou João Daniel.

 

O Cidades Digitais tem como objetivo modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Nesse sentido, o programa contempla a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias; a construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; e disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras; capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede.

 

O deputado João Daniel participou também da audiência pública, na Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação da Câmara dos Deputados, que teve a participação do ministro André Figueiredo, na manhã desta quarta-feira.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez, da Assessoria