João Daniel debate com ministro da Saúde ampliação do atendimento médico em áreas rurais


Aracaju, 23 de agosto de 2015

 

O deputado federal João Daniel (PT/SE) esteve reunido, durante essa semana, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, quando debateu sobre a ampliação do atendimento à saúde nas áreas rurais. Juntamente com secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Rogério Carvalho, e os colegas parlamentares Valmir Assunção (PT/SE) e Dionilso Marcon (PT/RS), também ligados ao campo, ele solicitou que haja um aumento no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a essas comunidades, tanto médico quanto odontológico.

 

João Daniel informou que um dos pontos tratados na reunião foi sobre um projeto de saúde bucal nos assentamentos da reforma agrária, tendo em vista o difícil acesso a esse tipo de serviço que ainda existe. Na ocasião, o ministro disse que iria estudar uma maneira para tentar viabilizar uma unidade de atendimento médico e odontológico móvel que sirva aos assentamentos. Os deputados também solicitaram ao Ministério da Saúde investimentos em saúde nos assentamentos, privilegiando a atenção básica.

 

Durante a audiência, outro tema debatido com o ministro Arthur Chioro foi sobre a formação, em nível superior, de trabalhadores de comunidades rurais, indígenas, quilombolas e assentamentos. De acordo com o deputado João Daniel, a proposta é que, através de uma parceria entre Ministério da Saúde, Ministério da Educação e universidades públicas sejam ofertados cursos nas áreas de Saúde Bucal (um curso novo), Medicina e Odontologia a essa população. Aqui em Sergipe, já existe um curso técnico em saúde bucal através da Escola de Saúde da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). “Temos uma preocupação muito grande com a população mais pobre que não teve acesso a informação e saúde bucal, por isso sabemos a importância desse trabalho para que essa prestação de serviço seja ampliada”, destacou João Daniel.

Sergipe

Na reunião com o ministro da Saúde, especificamente sobre Sergipe o deputado João Daniel solicitou agilização nos processos relacionados ao Hospital Regional Amparo de Maria (HRAM), no município de Estância, e ao Hospital de Aquidabã, este mantido pela Fundação Santa Cecília. O HRAM, no início do ano de 2014, devido a ações judiciais, chegou a ser penhorado. A atuação do deputado foi fundamental, mostrando os prejuízos à população e aos trabalhadores do hospital caso fosse a leilão, o que não ocorreu depois da suspensão pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

 

Já o Hospital de Aquidabã, no mês de abril desse ano, sofreu interdição ética pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), sob a alegação de falta da quantidade de profissionais de enfermagem adequada e também de alguns equipamentos.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez