João Daniel debate a construção do aeroporto de Canindé na Secretaria de Aviação Civil


Aracaju, 31 de março de 2015

O deputado federal João Daniel (PT/SE) esteve reunido com o ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eliseu Padilha, para tratar sobre as obras de ampliação do aeroporto de Aracaju e a construção do aeroporto de Canindé de São Francisco, no sertão sergipano. O parlamentar esteve acompanhado do deputado federal Marcon (PT/RS) na reunião que teve também a participação do diretor do Departamento de Gestão do programa Federal de Auxílio a Aeroportos (DPROFAA), Eduardo Bernardi.

 

Segundo João Daniel, já há perspectiva de liberação de recursos através do Programa de Expansão de Aeroportos Regionais para a construção do aeroporto de Canindé. “Estive na semana passada com o prefeito de Canindé, pastor Heleno, e estaremos reunidos novamente com ele para resolver definitivamente a questão do terreno para a construção do aeroporto”, informou. O projeto do aeroporto para a região do Alto Sertão, localizado em Canindé, foi iniciado no governo Marcelo Déda e também agora reivindicado pelo governador Jackson Barreto, conforme ressaltou o deputado.

 

Depois da capital, Canindé é, hoje, o segundo município sergipano com maior fluxo turístico, com um roteiro de grandes atrações tanto para os turistas como para sergipanos. “E há muitas possibilidades de ampliação disso. Não temos dúvida da importância de um aeroporto em Canindé, não só para o município, mas para toda aquela região”, disse.

 

O deputado acrescentou que, além do turismo, futuramente o aeroporto será fundamental, principalmente com as obras do canal de Xingó e com a produção das áreas irrigadas, possibilitando de exportação de produtos de fruticultura e agropecuária. “Mas o objetivo maior nesse momento é a questão do turismo para aquela região”, destacou Daniel. Atualmente, vários ônibus e veículos de passeio fazem o trajeto da capital para Canindé pelas estradas, fluxo esse que pode ser diminuído com o aeroporto e voos regulares para Canindé.

 

Aeroporto de Aracaju

Na audiência com o ministro Eliseu Padilha, o deputado João Daniel procurou se inteirar sobre os projetos para Sergipe e saber sobre o andamento das obras de ampliação do aeroporto de Aracaju. Segundo o deputado, o ministro informou que teria uma reunião com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para tratar da liberação de recursos para o programa de obra dos aeroportos e o de Aracaju estava contemplado.

 

O nosso objetivo é garantir a obra do aeroporto de Aracaju e vamos acompanhar isso. Coloquei-me à disposição do ministro no sentido de ajudar naquilo que for possível como deputado federal, para ajudar o estado de Sergipe nas obras da ampliação do aeroporto de Aracaju”, disse. João Daniel acrescentou que acompanhar essa obra é um compromisso assumido na campanha junto ao Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (Sintepav), preocupado com a lentidão dessa ampliação. “Essa obra é muito importante para Sergipe e é preciso que ela seja feita com toda rapidez possível pela necessidade que temos de ampliação do número de voos e também a importância disso para a economia, o turismo e segurança dos passageiros”, ressaltou.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa