João Daniel conhece projeto de equipamentos voltados à produção orgânica


Aracaju, 06 de abril de 2015

O deputado federal João Daniel (PT/SE) visitou e teve a oportunidade de conhecer uma experiência de produção e industrialização de produtos orgânicos, no município de Saltinho, em Santa Catarina. No local, pode também ver o projeto de desenvolvimento de equipamentos pela indústria brasileira que possibilitam a produção de orgânicos. A visita foi feita a convite do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) e os produtores da Cooperativa dos Produtores Biorgânicos (Cooperbiorga).

 

Na oportunidade, o deputado João Daniel pode ver em funcionamento uma das primeiras dez máquinas desenvolvidas pela indústria brasileira voltadas para a produção de orgânicos. De acordo com ele, esse é um projeto novo e importante. “Como deputado estadual fizemos parte da Frente Parlamentar Ambientalista e hoje como deputado federal continuamos apoiando essa causa. Viemos conhecer essa importante experiência para discutir a criação de um Programa Nacional, através de uma política nacional dentro do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento Social, para desenvolver equipamentos que possibilitem a produção de produtos orgânicos, diminuindo o esforço físico e a mão de obra pesada”, destacou.

 

Essa primeira máquina está sendo testada, com muito sucesso, na região oeste de Santa Catarina, mais precisamente no município de Saltinho. Segundo o deputado, é um equipamento de geração de energia, através do motor do trator, que joga essa força para dois transformadores acoplados ao fundo do trator e com isso faz uma corrente de energia que mata as ervas daninhas, deixando o terreno todo com cobertura seca para possibilitar o plantio direto, sem uso de agrotóxicos. Nessa fase de teste, o equipamento está sendo usado em todo tipo de produção na área de grãos.

Produção de orgânicos

De acordo com o parlamentar, essa é uma das experiências mais consolidadas no Brasil sobre a produção e industrialização de produtos orgânicos. Na cooperativa, os produtores já industrializam derivados de milho, trigo e linhaça, entre outros produtos, em embalagem a vácuo. “Essa é uma experiência que já temos no sertão de Sergipe com alguns produtos, em Canindé”, lembrou. João Daniel informou que vai trabalhar para que seja realizado um intercâmbio entre técnicos e produtores de Sergipe com a Cooperbiorga. “A Cooperativa se colocou à disposição para enviar técnicos dela e fazer essa troca de informação sobre o que houver interesse por parte de Sergipe, seja por parte dos movimentos sociais como pelo governo do Estado”, disse.

 

Além dos deputados federais João Daniel e Pedro Uczai, participaram da visita o prefeito de Saltinho, Luiz Deparis (PT); o presidente da cooperativa, Ivo Macagnan; o diretor da cooperativa que coordena o projeto, Ivo Durigon; além de diretores e lideranças da cooperativa.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa