João Daniel cobra agilidade dos bancos na liberação de crédito para pequenos agricultores


Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

O deputado João Daniel (PT) registrou uma mobilização de trabalhadores rurais no Banco do Nordeste do município de Trabalhadores, especialmente de assentamentos da região de Poço Verde, Tobias Barreto, Lagarto, Riachão do Dantas e região. Na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta segunda-feira, dia 28, ele fez um apelo ao Banco do Nordeste (BNB) e aos demais bancos oficiais para que haja agilidade na liberação do crédito para esses trabalhadores.

Segundo o deputado, estamos iniciando o período de chuvas e todos os pequenos agricultores e de assentamentos que têm crédito rural e estão fazendo custeio precisam da liberação e da garantia desses recursos o mais rápido possível. “Não podemos fazer projeto e ser liberado o recurso em junho, julho, agosto, fora do calendário agrícola. Os pequenos agricultores e assentados necessitam dos recursos para garantir uma boa safra”, frisou João Daniel.

No seu pronunciamento, o parlamentar acrescentou que tudo leva a crer que teremos um bom inverno, e esta é uma boa possibilidade de termos um bom plantio, especialmente de grãos como milho e feijão, além de outros produtos. “Por isso fazemos um apelo aos superintendentes do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil e do Banese, para que olhem com respeito, com carinho e com rapidez para a contratação de todos os projetos que estão sendo feitos e entregues nas agências pelas empresas de assistência técnica ou diretamente pelos produtores”, disse o deputado.

Como o governo federal tem a determinação garantir recursos para os pequenos agricultores e como no lançamento do Pronaf, que João Daniel acompanhou, a presidenta Dilma Rousseff disse que se precisar dobrar o valor financiado faria e se faltar recursos seria aumentado, ele disse que então o problema não é falta de recursos.

“É problema de agilidade. E é o que nós queremos que os bancos tenham para que valorizem os trabalhadores e assentados do estado de Sergipe”, destacou.

Campus de Lagarto

 campus-ufs-lagarto-2011

O deputado João Daniel registrou também a sua solidariedade à luta dos estudantes do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto. Ele esteve com os estudantes na última sexta-feira, acompanhando a pauta de reivindicações deles. Segundo parlamentar, é de conhecimento público as dificuldades, os problemas enfrentados por eles, porque tudo é provisório, enquanto o campus está em obras, sendo uma obra do governo federal importante para aquela região.

“Mas tem uma pauta possível de ser resolvida, mas que depende de interferência e apoio do MEC. Fazemos um apelo ao ministro da Educação para que possa junto com a Universidade Federal resolver esses pequenos problemas, para que a greve encerre e as aulas voltem ao normal e aquele campus seja realmente um campus que está preparando especialmente a nossa juventude para a saúde pública das várias áreas do Estado de Sergipe, do

Nordeste e do Brasil”, ressaltou. João Daniel parabenizou os estudantes em nome da presidente do Diretório Central dos Estudantes, Jessy Dayane, a União Estadual dos Estudantes, Thiago Datt, e o Conselho dos Diretores do Campus de Lagarto.