João Daniel busca intermediar situação de famílias de São Cristóvão para que não sejam despejadas


16 de junho de 2014

A convite da comunidade, o deputado estadual João Daniel (PT) esteve, na manhã desta segunda-feira, dia 16, na manifestação realizada pelos moradores do loteamento Nossa Senhora d’Ajuda, no povoado Cabrita, no município de São Cristóvão. As 240 famílias que moram na área há 23 anos receberam, no final da semana passada, uma ordem judicial de reintegração de posse do terreno. Foi dado o prazo de 24 horas, para que isso acontecesse.

 

Além de acompanhar a mobilização, o deputado ajudou a articular junto ao Governo do Estado e Secretaria da Segurança Pública (SSP) que fosse suspensa, temporariamente por 15 dias, a reintegração. “Apelamos também ao juiz substituto da Comarca de São Cristóvão, para que veja essa situação com carinho. Esperamos que os advogados das famílias do loteamento possam tomar as medidas jurídicas que podem ser tomadas e elas possam viver onde já têm suas casas construídas e sua produção”, disse o deputado João Daniel, em pronunciamento feito na sessão desta segunda-feira, dia 16, na Assembleia Legislativa.

 

De acordo com o parlamentar, as famílias que estão nessa área do loteamento há mais de duas décadas estão com suas casas construídas, jovens que já nasceram nela e nunca houve dono do terreno. “E agora aparece alguém dizendo ser dono e consegue a reintegração, sem qualquer tipo de audiência para que as famílias sejam ouvidas”, completou, ao pedir também o apoio do Ministério Público.

 

João Daniel acrescentou que como não poderia ser diferente o governo deu prazo para o cumprimento da reintegração de posse, para que nesse tempo possa se buscar uma negociação e uma saída pacífica e o fim dessa reintegração de posse e a posse seja dada a quem realmente vive no local, que são as 240 famílias.

 

Na tarde desta segunda-feira, o deputado João Daniel também se solidarizou aos moradores do povoado Pedrinhas, no município de Areia Branca. Diante de um grupo formado por parlamentares, lideranças e pessoas da cidade, o parlamentar destacou o empenho da bancada o Partido dos Trabalhadores na Casa para que se consiga junto ao governo do Estado atender a reivindicação de conclusão da pavimentação de um trecho da rodovia SE-160, que liga até o povoado. “Já estive lá, fiz encaminhamentos junto à Secretaria de Infraestrutura [Seinfra], falamos com o governador Jackson Barreto, para que isso possa acontecer e parabenizamos a luta de todos vocês”, concluiu João Daniel.

Por Edjane Oliveira, da Assessoria