Projeto que cria Programa Estadual de Assistência Técnica Rural


Em pronunciamento feito na sessão desta quinta-feira, dia 1, o deputado estadual João Daniel (PT) falou sobre a importância de um projeto de lei de sua autoria protocolado esta semana na Assembleia Legislativa.

A proposta cria o Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na área da agricultura familiar, onde envolve todos os setores, sejam comunidades quilombolas, comunidades tradicionais, assentamentos, áreas de crédito fundiário e banco da terra.

 

Ele disse que o projeto foi construído com muito esforço por técnicos e organizações rurais e que tem a ver com debates que têm havido em todo país e também aqui em Sergipe.

O deputado disse que no final do ano passado o deputado Francisco Gualberto (PT), com a presença da direção da empresa, fez uma apresentação com a prestação de contas da atuação da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). No entanto ele disse que mesmo com todas as formas de assistência técnica e a reestruturação da Emdagro ainda existem milhares de famílias que não possuem assistência técnica. “Por isso queremos que esse projeto seja debatido nesta Casa, que seja corrigido com ideias e propostas dos que tenham interesse e aprovado”, disse João Daniel.

Em seu pronunciamento, o deputado também parabenizou as cinco conferências que foram realizadas sobre o debate de assistencia técnica, em preparação para a Conferência Nacional. Ele disse que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Agricultura Familiar, juntamente o MST, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura em Sergipe (Fetase), Emdagro, Territórios da Cidadania e outras entidades têm feito debates em todas as conferências onde participaram mais de 100 pessoas por conferência. “Hoje, as cinco conferências tiveram a participação de cerca de 700 pessoas, entre lideranças, técnicos de entidade e que vão participar, através de seus delegados que foram escolhidos, da Conferência Estadual, que será realizada no mês de março, no auditório da Emdagro.

João Daniel disse que na oportunidade serão realizados debates das propostas e tirar uma represtnação de Sergipe para a Conferência Nacional. O parlamentar finalizou seu discurso dizendo que tem o maior interesse que o seu projeto seja debatido pelos colegas na Assembleia, melhorado e aprovado na Casa.

Edjane Oliveira, da Agência Alese (www.agenciaalese.se.gov.br)