João Daniel apela que Assembleia aprove federalização do Hospital Regional de Lagarto


Aracaju, 21 de agosto de 2014

 

Na tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão desta quinta-feira, dia 21, o deputado estadual João Daniel (PT) falou sobre a importância da aprovação, pela Casa, da federalização do Hospital Regional de Lagarto. Segundo ele, o projeto de lei nesse sentido foi enviado pelo governo do Estado e já está na Assembleia. Ele apelou aos colegas para que ele seja colocado na pauta e votado, pois é uma reivindicação dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do campus do município de Lagarto.

 

Em seu pronunciamento, João Daniel chamou a atenção dos deputados para a importância desse projeto e o que ele significa para o curso de Medicina e para a saúde dos sergipanos. “É um projeto de lei importante que, apesar desse período termos dificuldade de quórum, precisa ser votado”, destacou o deputado.

 

No seu discurso, João Daniel também registrou que depois de muitos dias de luta e mobilização na greve dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do campus de Lagarto, as aulas serão retomadas na próxima semana. Ele parabenizou os estudantes da universidade pelo movimento, em nome da dirigente nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE) e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFS, Jessy Dayanne, pela luta e firmeza, além da direção do campus, o reitor e o vice-reitor da UFS pelo empenho.

 

João Daniel registrou que nos próximos dias serão liberados R$ 33 milhões para a instituição, sendo que desses, segundo ele, R$ 13,8 já liberados e que teve papel fundamental a atuação do deputado federal Rogério Carvalho (PT) nessa luta em defesa da expansão da UFS, em especial do campus de Medicina em Lagarto.

“Foi quem nos ajudou, a pedido dos estudantes e da UFS, na intermediação, nas audiências com o Ministério da Educação e o governo federal e não poderia ser diferente. Mas é importante que isso seja registrado, porque as aulas serão retomadas e o campus está em obras e isso é importante para Sergipe e para o Brasil”, ressaltou.

 

O deputado João Daniel também ressaltou que recentemente foi realizado um encontro internacional de saúde, em Lagarto, com a presença de estudiosos, movimentos sociais e populares, reunindo milhares de pessoas. Com isso, disse ele, o município começa a se destacar como a esperança de um novo curso de Medicina, com uma nova metodologia, comprometida com a saúde pública e o SUS. “É importante o esforço do reitor, do governo federal, a luta e a mobilização firme dos estudantes e nós da Assembleia não tenha dúvida que daremos esse apoio”, disse. João Daniel reafirmou a importância desse projeto pela federalização do Hospital de Lagarto.

 

Meia-passagem

Em seu pronunciamento, João Daniel solicitou ao presidente da Assembleia, Zé Franco (PDT) que possa colocar em votação o projeto 136/12, de sua autoria. A propositura institui o direito à meia-passagem no transporte coletivo intermunicipal para os estudantes. “É um projeto de lei que é uma solicitação do movimento estudantil, secundaristas e universitários, que lutam pelo direito à meia-passagem e se encontra tramitando”, disse.

 

João Daniel observou que é importante sua aprovação, porque hoje temos universidades públicas e privadas em todas as regiões do Estado e há deslocamento dessa juventude trabalhadora de seus municípios de origem para estudar em outros. “Seria um grande e relevante projeto que seria aprovado para essa juventude”, destacou.

 

O deputado aproveitou o pronunciamento para parabenizar a UNE pelo seu 37º aniversário de criação, ocorrido no último dia 11 de agosto. “Parabéns UNE e sua representação em Sergipe e todos os estudantes que fazem parte desse movimento”, disse João Daniel.

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa
Foto 1: Maria Odília, da Agência Alese
Foto 2: Portal Infonet