João Daniel apela ao governo federal para que Codevasf reassuma gestão e dê continuidade ao Jacaré/Curituba


Aracaju, 13 de agosto de 2014

O deputado estadual João Daniel (PT) fez um apelo ao Ministério do Planejamento para que garanta recursos para que o Ministério da Integração Nacional, através da Codevasf, possa dar continuidade ao projeto de assentamento Jacaré/Curituba, localizado nos municípios sergipanos de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, no Sertão sergipano. O parlamentar usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira, dia 13, para tratar dessa questão que ele vem acompanhando desde o início.

Para o deputado, esta é uma obra muito importante para Sergipe. Segundo ele, já foi realizada audiência pública com a participação do governo federal, através do Incra e Ministério da Integração Nacional, e governo do Estado. Pelo ente federal, o Ministério da Integração e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) são responsáveis pela gestão e manutenção do projeto, que ainda tem obra a serem realizadas para ser finalizado.

De acordo com o deputado, hoje o projeto está praticamente implantado, mas é preciso que o Ministério da Integração e a Codevasf deem continuidade para o término total das obras, além da manutenção e gestão do projeto. Em seu pronunciamento, João Daniel apelou ao Ministério do Planejamento que, além de garantir recursos para que o projeto tenha continuidade, que garanta que a gestão esteja com a Codevasf até que outro órgão ou o próprio assentamento tenha condições de geri-lo.

Na avaliação de João Daniel, ao encerramento do projeto, a gestão não pode ser, imediatamente, passada ao Incra, até porque o Instituto não tem profissionais capacitados e estrutura em condições de tocá-lo nesse primeiro momento. “Isso não pode ser feito nesse momento, precisa de um período de adaptação. Precisamos que a Codevasf continue nessa gestão até que se achem condições para que o Incra ou o próprio assentamento faça a gestão”, disse.

O parlamentar fez referência à portaria 1.352, de 6 de setembro de 2007do Ministério da Integração Nacional, pedindo seu cumprimento e assim a Codevasf reassuma, imediatamente, o processo de gestão da irrigação no Assentamento Jacaré/Curituba, considerando que atualmente não existe gestão e os problemas estão se agravando podendo comprometer os recursos até agora investidos culturas implantadas.

Por isso João Daniel apelou ao Ministério do Planejamento para que viabilize esses recursos para dar continuidade ao projeto. Ele acrescentou que essa situação tem criado problemas e certa instabilidade e preocupação com as mudanças que houve na Codevasf. O Jacaré/Curituba é o maior assentamento irrigado da região Nordeste numa das regiões mais pobres. São 740 famílias. “Este é um grande projeto de produção para a economia do alto sertão e é fundamental a prioridade do governo federal”, disse.

De acordo com o deputado, a presidente Dilma Rousseff tem compromisso com essas famílias. João Daniel acrescentou ainda que o governador Jackson Barreto recentemente visitou o assentamento. “Jackson Barreto também teve um papel histórico nesse assentamento e tem compromisso atual para esse desdobramento”, ressaltou o deputado.

 

Por Edjane Oliveira