João Daniel apela à Petrobras para que faça obra de asfaltamento no povoado Pedreira


Aracaju, 22 de maio de 2015

 

 

Mais uma vez, o deputado federal João Daniel (PT/SE) fez um apelo à Petrobras no sentido de que faça a obra de asfaltamento da estrada de acesso ao povoado Pedreira, no município de São Cristóvão. Na região, há décadas a estatal faz a exploração do petróleo. No entanto, a comunidade dos povoados que compõem essa região tem reivindicado que seja colocado o asfaltamento da via por onde passam as carretas carregadas com petróleo, o que não aconteceu até o momento.

 

Segundo o deputado, já houve acordo entre a prefeitura do município e o governo do estado para a execução da obra, mas falta a participação da Petrobras para que ela definitivamente saia do papel. “Essa é uma luta importante dos trabalhadores e das trabalhadoras da comunidade da nossa querida primeira capital de Sergipe, São Cristóvão. Essa comunidade reivindica a resolução de uma justa questão: o asfalto. Hoje, a estrada é de chão, as carretas passam diariamente deixando poeira, estragando toda aquela região”, disse.

 

João Daniel destacou também a importância daquela região para a economia do estado. O deputado tem acompanhado a luta da comunidade do povoado Pedreira, as audiências com o governador Jackson Barreto e na localidade, movimento encampado pelas associações, em especial por Rafael da Colina, uma jovem e importante liderança do município. “Por isso pedimos que a Petrobras possa garantir essa justa reivindicação. Desde o Catamarã até a Ilha Grande, toda a região do Bonfim, Pedreiras, Tinharé, Olhos d’Água, todos os povoados e comunidades lutam, e esperamos que, diante das várias audiências já acordadas, possa ser concretizado o sonho dessas comunidades”, destacou.

 

Em novembro do ano passado, os moradores iniciaram o bloqueio do acesso desses veículos, na tentativa de que fosse firmado o convênio entre a Petrobras, governo do Estado e Prefeitura de São Cristóvão para a realização do asfaltamento, mas foram obrigados a desobstruir a via de acesso à Estação do Campo da Ilha Pequena, por determinação judicial.

 

O deputado observou que o município de São Cristóvão foi beneficiado ao longo da história pela Petrobras, mas nesta região não aplica nada para a melhoria das comunidades. “Portanto, queremos que seja concretizado o asfaltamento dessa área reivindicado pelo movimento Sem Asfalto, Sem Petróleo”, disse, ao parabenizar a luta da comunidade.