João Daniel acompanha delegação sergipana que participa do VI Congresso Nacional do MST


 

Uma expressiva delegação sergipana, composta por cerca de 550 pessoas, participa do VI Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que acontece até a próxima sexta-feira, em Brasília, com o lema “Lutar, construir Reforma Agrária Popular”. O deputado estadual João Daniel (PT), que acompanha o grupo desde a saída de Aracaju, participou da cerimônia de abertura, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 10, no ginásio Nilson Nelson, na capital Federal.

 

Sergipe é um dos 23 Estados que participam do evento, que reúne em torno de 15 mil participantes. Este ano, o Congresso comemora os 30 anos de existência do MST. Para o deputado João Daniel, a abertura marcou bem esse importante momento, com debates e resgate histórico da luta pela reforma agrária no Brasil e a construção no movimento em todo país.

A abertura teve também a participação de Anita Leocádia Prestes, filha de Luís Carlos Prestes, além de vários outros intelectuais que acompanharam essa trajetória do MST. “É fundamental esse balanço geral dos 30 anos do MST, além de discutir os desafios para os próximos anos, como a luta pela terra, o desenvolvimento da pequena agricultura, os assentamentos e um projeto ambiental para o Brasil, entre outros”, destacou o deputado.

 

Os participantes do VI Congresso Nacional do MST também estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco da atuação e os frutos desse trabalho do Movimento em Sergipe.  A delegação levou vários tipos de frutas produzidas nos assentamentos de todas as regiões do Estados. Uma casa do bolo e casa de farinha também foi montada no ginásio, onde a tradicional farinha de mandioca é produzida de forma manual, além de outros produtos derivados da mandioca e uma infinidade de tipos de bolos.

 

Fotos:

1 e 3: Noel Lino

2: José Fritsch

Edjane Oliveira, da Assessoria Parlamentar