Importância do projeto Dom Távora é destacada por João Daniel na Câmara


Aracaju, 18 de fevereiro de 2016

O deputado federal João Daniel (PT) registrou, na sessão da Câmara dos Deputado desta quinta-feira, dia 18, a importância do projeto Dom Távora para o desenvolvimento de uma das regiões mais pobres de Sergipe, o Baixo São Francisco. Esse projeto vai beneficiar 15 municípios do Estado, a maioria dessa região, em quatro territórios e teve seu primeiro projeto liberado no mês passado. Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou a luta histórica do Governo de Sergipe com essa região que tem um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e lembrou que, desde 2013, Sergipe negocia um importante projeto com organismos internacionais, em especial com o Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (Fida) e ressaltou o empenho do saudoso ex-governador Marcelo Déda e hoje do governador Jackson Barreto para que isso se concretizasse.

 

Ao todo, serão quase R$ 100 milhões autorizados para este projeto em Sergipe, beneficiando esses municípios e no último dia 7 de janeiro foi liberado o primeiro projeto, no valor de R$ 300 mil, para a cidade de Ilha das Flores. Segundo João Daniel esse o Dom Távora vai beneficiar principalmente a juventude, mulheres, comunidades quilombolas e áreas de reforma agrária. “Ele irá, em especial, melhorar a vida da nossa população”, disse, ao acrescentar que o projeto Dom Távora se propõe a discutir com as comunidades, com os territórios, com as organizações sociais as ações.

 

Em seu discurso, João Daniel parabenizou o secretário de Estado de Agricultura, Esmeraldo Leal, e toda equipe que tem trabalhado o projeto, o govenador Jackson Barreto, os movimentos sociais e populares, as associações e as cooperativas. Na sua avaliação, o governo de Sergipe, antenado com o governo da presidenta Dilma e com os movimentos sociais e populares, dá mais um passo concreto no grande projeto, no grande sonho de Dom Távora, no grande sonho de Dom José Brandão de Castro, no grande sonho de todos os lutadores sergipanos e brasileiros de construir uma nação com um povo forte, livre, organizado e soberano.

 

O Dom Távora irá beneficiar em torno de 40 mil famílias em 15 municípios abrangidos, a maioria deles na região do Baixo São Francisco: Pacatuba, Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis, Santana do São Francisco, Japoatã e Canhoba. Integram também as ações do projeto as cidades de Nossa Senhora Aparecida, Carira e Pinhão, Tobias Barreto, Poço Verde e Simão Dias, Graccho Cardoso e Aquidabã.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: Márcio Garcez