Importância da obra do Canal de Xingó é destacada por João Daniel na Câmara


 Aracaju, 1 de março de 2016

Na tribuna da Câmara, o deputado federal João Daniel (PT) destacou a importância do Canal de Xingó para o Estado de Sergipe. Na sessão desta terça-feira, dia 1, ele registrou a solenidade que contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do governador Jackson Barreto, na sexta-feira passada, em Aracaju, quando assinou a autorização para a retomada da elaboração da primeira fase do anteprojeto de engenharia do Canal.

 

João Daniel, que esteve presente ao ato, destacou também o anúncio da retomada de obras de adutoras e a entrega do Sistema de Abastecimento de Água para comunidades do município de Porto da Folha, no Alto Sertão sergipano. “Trata-se de obras importantes, feitas pelo governo federal para a população sertaneja. Adutoras para abastecimento humano e a obra do Canal de Xingó, uma das mais importantes e estruturantes para o Estado de Sergipe”, ressaltou.

 

Sobre o Canal de Xingó, João Daniel destacou que esta primeira fase do anteprojeto irá nortear a construção de 130 quilômetros do canal, que abrangem desde a captação de água no reservatório de Paulo Afonso (BA), seguindo por Santa Brígida (BA), Canindé de São Francisco (SE), chegando até o reservatório R-5, em Poço Redondo (SE), nas proximidades do perímetro irrigado Jacaré Curituba. Nas fases seguintes, o canal se estenderá por Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória.

 

Na solenidade da sexta-feira, o ministro Gilberto Occhi também autorizou a liberação de R$ 60 milhões para a conclusão da ampliação das adutoras Tomar de Geru, Sertaneja e Alto Sertão e entregou o Sistema de Abastecimento de Água para comunidades rurais de Porto da Folha, atendendo a uma reivindicação antiga das populações destas regiões, tendo em vista que será resolvido de forma definitiva o problema do abastecimento de água na região sertaneja de Sergipe.

 

“Trata-se de uma verdadeira revolução na região, como bem ressaltou o governador Jackson Barreto, cabendo agora a todos nós lutar para que sejam viabilizados os recursos necessários para que as obras do Canal de Xingó sejam iniciadas, garantindo que diversos programas e projetos de agricultura irrigada sejam viabilizados, fomentando a economia da região”, frisou o deputado.

 

No caso específico das adutoras que estão sendo ampliadas (Tomar de Geru, Sertaneja e Alto Sertão) serão beneficiadas as populações dos municípios de Tomar de Geru, Umbaúba, Itabaianinha, Aquidabã, Itabi, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Ribeirópolis, Moita Bonita e parte de Nossa Senhora das Dores, contemplando mais de 200 mil pessoas.

 

O deputado João Daniel disse ter consciência de que muito ainda precisa ser feito para garantir as condições ideais para que as famílias sertanejas possam viver e produzir alimentos cada vez com mais qualidade e produtividade. “Mas esta é uma importante conquista para todos nós que participamos dessa luta de décadas. Continuaremos colocando o nosso mandato como um instrumento de luta em prol do povo sertanejo, lutando pela viabilização dos recursos necessários e pela realização dos respectivos projetos de desenvolvimento”, garantiu.

 

Em seu discurso na Câmara, o deputado João Daniel registrou a presença em Brasília do secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas, que, juntamente com a sua equipe, acompanha o governador Jackson Barreto em várias audiências.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa