I Encontro Estadual do Coletivo Quilombo é destacado na Câmara por João Daniel


Aracaju, 21 de junho de 2016

 

A realização do I Encontro Estadual do Coletivo Quilombo, em Sergipe, foi destacada pelo deputado João Daniel em discurso na Câmara. O evento, realizado no último final de semana, reuniu a juventude do movimento estudantil universitário e secundarista, do campo e da cidade, de vários municípios sergipanos. “Essa juventude tem uma pauta libertária, contra todo tipo de preconceito e que neste Encontro fez um grande debate sobre o papel da juventude nessa conjuntura e com poder democrático, com tem que ser feito nesse país”, destacou.

 

Durante o encontro, os jovens do Coletivo Quilombo homenagearam grandes lutadores, a exemplo de João Mulungu, negro nascido em uma senzala do município de Laranjeiras e que se tornou um dos maiores líderes dos quilombos sergipanos e lutador pela libertação de milhares de escravos.

 

O coletivo Quilombo nasceu na Bahia durante as discussões sobre as cotas socioraciais para estudantes de escolas públicas e jovens negros e negras nas universidades públicas. Em Sergipe, o Coletivo Surgiu em 2012, com o objetivo de organizar a juventude do morro e do asfalto, do campo e da cidade e especialmente o movimento estudantil e secundarista, em torno das pautas de núcleos, LGBT, negros e negras e mulheres, combatendo as opressões e representando o anseio das mais variadas pautas. “Portanto, aqui parabenizamos toda juventude brasileira e todos os grupos que se organizam em nome do Quilombo”, disse o deputado João Daniel.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa