Homenagem à professora Terezinha Oliva é registrada por João Daniel


Aracaju, 15 de outubro de 2015

 

No dia dedicado às professoras e professores, o deputado João Daniel registrou a homenagem feita à professora e historiadora Terezinha Oliva. Ela foi condecorada com a Medalha do Mérito Educacional Manoel Bomfim, concedida pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, dia 15. Em discurso na sessão de hoje da Câmara dos Deputados, João Daniel destacou a trajetória de Terezinha Oliva e avaliou como justa essa homenagem.

 

“Ficamos felizes que a professora e historiadora Terezinha Oliva tenha sido escolhida para receber esta homenagem, pois em seus estudos se dedicou à pesquisa sobre Manoel Bomfim e sua contribuição para a educação e ciência tanto em Sergipe como no Brasil e América Latina”, destacou. A Medalha é um reconhecimento público do Poder Legislativo aos educadores sergipanos pelos relevantes serviços prestados ao nosso Estado em busca de um sistema educacional público, gratuito e de qualidade social.

 

Terezinha Oliva foi professora durante vários anos do Departamento de História, dos Mestrados em Educação e em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e também foi superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Nascido em Aracaju, Manoel Bomfim foi um dos maiores intelectuais da história de Sergipe, com contribuições nos campos da medicina, biologia, zoologia, psicologia, pedagogia, história e sociologia. Também teve uma atuação em todos os campos voltada aos interesses populares, sendo considerado um dos maiores sociólogos da América Latina.

 

Foto: Ascom deputada Ana Lúcia