Festa do Divino, em Indiaroba, é destacada por João Daniel na Câmara


Aracaju, 18 de maio de 2016

 

A tradicional Festa do Divino, realizada no município de Indiaroba, foi destacada pelo deputado federal João Daniel, em pronunciamento feito na Câmara, na sessão desta terça-feira, dia 17. O parlamentar prestigiou a procissão, no domingo. Na ocasião, ele também constatou a recuperação da filarmônica do município pela atual administração da prefeitura, que tem à frente o prefeito José Leal.

 

Segundo João Daniel, a Festa do Divino tem uma importância histórica significativa e é realizada durante vários dias. “Tenho participado anualmente desse grande espaço de cultura popular daquela cidade e quero parabenizar todos os que organizam essa festa”, disse.

 

Histórico

Este evento religioso acontece desde o início da década de 1980, tendo à frente o padre José Fernando Ávila Soares, que assumiu com muita dedicação os destinos da Paróquia do Espírito Santo, proporcionando um crescimento progressivo da participação popular na Festa do Divino, com muito fervor, compromisso, e uma alegria contagiante.

 

De lá para cá, a festa só cresceu, fazendo com que Indiaroba seja conhecida, atualmente, como “A Terra do Divino”, graças à sua devoção católica e à sua religiosidade peculiar.

Anteriormente, a cidade tinha como padroeira Nossa Senhora da Conceição, que era celebrada em 8 de dezembro, recebendo em suas novenas a visita ilustre dos padroeiros das comunidades e municípios circunvizinhos, dentre os quais o Divino Espírito Santo, advindo da comunidade de Abadia, no município de Jandaíra (BA), que chegava para a quarta noite de novenas.

 

E foi exatamente no dia 10 de maio de 1954, após trafegar pelas águas do Rio Real, naquela época, a única via existente de acesso para o município de Indiaroba, que após uma forte chuva, verificou-se a impossibilidade de retorno da imagem, em razão da mesma ser feita de argila. Fato que se repetiu nos dias seguintes, nas várias tentativas de se levar a imagem de volta a Abadia, fazendo com que o povo daquela localidade resolvesse deixar a imagem definitivamente em Indiaroba, entendo tratar-se de uma providência divina. Com isso, o Divino Espírito Santo passou a ser o padroeiro de Indiaroba, ficando Nossa Senhora da Conceição como co-padroeira.

 

“Assim, gostaríamos de enviar o nosso abraço fraterno a todo o povo lutador de Indiaroba, parabenizando-os pela bela manifestação de fé que é a Festa do Divino, especialmente a todos que ao longo do tempo contribuíram e contribuem para a sua realização”, disse, saudando o prefeito José Leal e o padre Acival.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa