Fé e tradição: João Daniel registra 38ª Romaria da Terra no Assentamento Borda da Mata


Aracaju, 30 de agosto de 2016

 

 

No último domingo, o Assentamento Borda da Mata, no município sergipano de Canhoba, recebeu a 38ª Romaria da Terra da Diocese de Propriá. O tradicional evento de fé reuniu milhares de famílias ribeirinhas da região. O deputado federal João Daniel esteve presente a mais essa edição da Romaria e fez questão de registrar sua realização na sessão da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, dia 30.

 

“Quero parabenizar Dom Mário, bispo da Diocese de Propriá, e todos os padres, na pessoa do Padre Isaías, todas as comunidades, as lideranças que participam dessa linda romaria, que teve como temas abordados a nossa casa comum, a defesa do rio São Francisco, a questão dos agrotóxicos, o homem e a natureza”, disse. João Daniel destacou que a romaria é uma das mais belas manifestações de fé, união e luta das famílias ribeirinhas, realizada sob a coordenação da Diocese de Propriá, no Assentamento Borda da Mata, que é um símbolo da luta e da resistência.

 

Agora em 2016, o tema da romaria foi “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom (Gn 1,31): é nossa responsabilidade cuidar da nossa casa comum”, tendo como inspiração os posicionamentos humanistas e cristãos defendidos pelo Papa Francisco. O deputado disse ainda que durante a missa celebrada pelo padre Isaías, com a participação de milhares de pessoas, entre agricultores, pescadores, militantes dos movimentos sociais, integrantes de comunidades quilombolas da região, as reflexões se concentraram na defesa do rio São Francisco e das famílias que dele tiram dignamente o seu sustento, além da denúncia do crime que é cometido incessantemente através do uso indiscriminado de agrotóxicos que envenenam os alimentos produzidos pelo agronegócio. “Deixamos aqui esse registro e reafirmamos o nosso compromisso de estar sempre na luta em defesa da nossa terra, da nossa água e do nosso povo lutador”, concluiu.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez