Emenda individual de João Daniel possibilita ampliação do funcionamento de Centro de Oftalmologia do HU


Aracaju, 02 de julho de 2018

 

 

Na manhã desta segunda-feira, dia 2, o deputado federal João Lula Daniel (PT/SE) teve a oportunidade de conhecer o funcionamento e os novos equipamentos do Centro de Oftalmologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU/UFS). O parlamentar foi recepcionado pelo reitor, Ângelo Antoniolli, e a superintendente do HU, Ângela Silva, com um café da manhã em agradecimento pela liberação das verbas da emenda individual do deputado João Daniel que permitiram que o serviço fosse ampliado, oferecendo à população procedimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS) que antes não eram realizados.

 

A emenda em torno de R$ 1,8 milhão, liberada através do Fundo Nacional de Saúde (FNS), possibilitou que novos e modernos equipamentos oftalmológicos fossem adquiridos, oferecendo aos usuários exames e procedimentos cirúrgicos que até então não eram realizados pelo hospital, e exemplo de cirurgias de catarata. Agora, no Centro Oftalmológico do HU os pacientes podem realizar exames em equipamentos de ponta que não deixam nada a dever aos existentes em clínicas particulares.

 

O deputado João Daniel ressaltou a alegria em ver o centro em pleno funcionamento, atendendo usuários pelo SUS. “Para nós é muito importante e ficamos muito felizes em ver a organização, a capacidade e o compromisso que tem a Universidade Federal de Sergipe, em especial o Hospital Universitário, a superintendente dr. Ângela e toda equipe”, disse o parlamentar.

 

De acordo com o reitor Ângelo Antoniolli, esse novo serviço, além de beneficiar a população, atendendo os usuários pelo SUS, vai possibilitar uma melhor capacitação dos alunos. “Nos 50 anos da UFS, é com enorme prazer que recebo hoje o deputado João Daniel para agradecermos seu empenho. Estamos aqui inaugurando o Centro Oftalmológico, um dos melhores e mais equipados de Sergipe, para o atendimento 100% SUS. É isso que o deputado acabou entendendo e liberou R$ 1,8 milhão. Com esses recursos podemos comprar equipamentos que possam servir a nossa sociedade e formar nossos alunos. Esta é a missão da UFS e que a gente leva a cabo com toda firmeza e dedicação”, destacou o reitor, que entregou a medalha dos 50 anos da UFS ao deputado João Daniel pelos relevantes serviços prestados à instituição.

 

A superintendente do HU, dra. Ângela Silva, relatou que a oftalmologia era uma das especialidades mais frágeis do hospital. Ela lembrou que quando foi procurada espontaneamente pelo deputado João Daniel para a destinação de recursos para o serviço de oftalmologia sabia das dificuldades para a liberação de uma emenda individual nesse valor. “Mas o desprendimento do deputado fez com que pudéssemos constituir um Serviço de Oftalmologia que não deixa a desejar em nada em relação ao que é ofertado no estado”, destacou, ressaltando que essa foi a única emenda individual de parlamentar por Sergipe para o HU.

 

Pleno funcionamento

Os pacientes sergipanos já estão podendo desfrutar desse importante atendimento em oftalmologia no Hospital Universitário da UFS. Por mês estão sendo realizadas entre 350 a 400 consultas, além de mais de 650 exames. “Isso totaliza cerca de mil pacientes por mês sendo atendidos no nosso Centro de Oftalmologia”, comemorou a superintendente.

 

De acordo com a responsável técnica do setor de Oftalmologia, a médica Diane Guimarães Duarte, graças a essa emenda foi possível a compra de equipamentos que têm possibilitado a realização de exames como OCT (tomografia do nervo ótico e da retina, retinógrafo, campímetro, Yag laser e lâmpada de fenda com sistema de vídeo (que possibilita que os alunos também vejam por vídeo o olho que está sendo examinado). Vários desses exames, além de avaliar o estágio de determinadas doenças, são fundamentais para a detecção precoce de outras e, assim, ajudar a salvar vidas. Para cirurgias, foram adquiridos com o recurso da emenda o microscópio cirúrgico e o facoemulsificador, para realização de cirurgias de catarata.

 

Após conhecer o funcionamento de todo centro, o deputado federal João Daniel reafirmou seu compromisso com a Universidade Federal de Sergipe e o Hospital Universitário. “Podem contar comigo em todos os anos em algum compromisso de emenda impositiva para a saúde da Universidade Federal de Sergipe, para os dois Hospitais Universitários, de Aracaju e Lagarto”, garantiu o parlamentar.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Luiz Fernando