Emenda do deputado João Daniel vai possibilitar cirurgias de catarata pelo SUS no HU


Aracaju, 05 de dezembro de 2016

 

Em breve, a população sergipana vai poder realizar cirurgias de catarata, através do Sistema Único de Saúde (SUS), em hospital público de Sergipe. O deputado federal João Daniel (PT/SE) apresentou emenda parlamentar individual para a Universidade Federal de Sergipe (UFS) que possibilitará que o Hospital Universitário passe a realizar este e outros novos procedimentos, incluindo exames. O deputado João Daniel foi recebido pelo reitor da UFS, Angelo Antoniolli, pela superintendente do HU, Angela Silva, e demais diretores do hospital, na última sexta-feira, dia 3, em um café da manhã de agradecimento.

 

A emenda individual apresentada pelo deputado João Daniel para a UFS, via Fundo Nacional de Saúde (FNS), no valor total de R$ 1.760.100,00 contempla a aquisição de equipamentos médico‐hospitalares e materiais permanentes, que possibilitam a realização de novos procedimentos e exames oftalmológicos no Hospital Universitário.

 

“Colocamos esta emenda com o maior interesse e satisfação em fazer do nosso mandato instrumento para ajudar a população do Estado de Sergipe, ajudando na saúde pública, em especial às pessoas mais pobres que têm problemas de visão, tanto as que precisam realizar exames ou cirurgia de catarata”, afirmou o deputado João Daniel. O parlamentar ressaltou que ficou muito feliz, no início do seu mandato, ao visitar o Hospital Universitário e se propor a ajudar ter encontrado uma equipe de alta capacidade, sob a coordenação de dra. Angela Silva. “Com essa emenda estamos dando nossa contribuição ao Hospital Universitário e a população mais pobre de Sergipe e a nossa saúde pública”.

 

Melhoria significativa

O reitor Angelo Antoniolli ressaltou que o Hospital Universitário será o primeiro hospital público do Estado de Sergipe a fazer cirurgia de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso significa dizer que nós iremos trabalhar novos procedimentos e atender melhor os grupos mais necessitados socialmente”, disse. Ele enfatizou que esses recursos que o deputado João Daniel conseguiu através da emenda individual criam um novo movimento que faz com que a Universidade Federal de Sergipe possa, através deles, ajudar ainda mais a sociedade sergipana. “É preciso lembrar que com esses recursos o Hospital Universitário vai melhorar significativamente seus laboratórios e os serviços de oftalmologia prestados e, melhorando os serviços, aumentará o atendimento aos pacientes”, destacou.

 

A superintendente do HU, Angela Silva, destacou que a liberação desta emenda ampliará o atendimento oftalmológico que já é prestado pelo hospital. “E dará um salto qualitativo para realizar exames como tomografia ocular e retinografia que não são realizados hoje pelo HU, possibilitando modernização de equipamentos e uma maior precisão em determinados exames, além de auxiliar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, completou.

 

Assessoria de Imprensa, com informações Ascom/HU