Emancipação política de Nossa Senhora do Socorro é lembrada por João Daniel


Aracaju, 07 de julho de 2015

 

Na sessão da Câmara dos Deputados desta terça-feira, dia 7, João Daniel (PT/SE) registrou os 151 anos de emancipação política do município de Nossa Senhora do Socorro. Segundo o parlamentar, a cidade, que tem a segunda maior população do Estado, tem crescido e se desenvolvido, contribuindo com a economia de Sergipe a partir de seu povo trabalhador.

 

“Destaco e parabenizo, em especial, os movimentos daquele município, como os movimentos sindicais e de luta por moradia”, disse. João Daniel estendeu as congratulações ao prefeito Fabio Henrique, todos os vereadores, em nome do vereador Palhinha da Taiçoca, marisqueiras, pescadores, operários, comerciantes e toda população socorrense.

 

A história do município, que começou em 1575 quando os portugueses chegaram à região de Socorro, hoje se destaca como um dos referenciais em todo Estado. Socorro hoje se destaca em várias áreas, como, por exemplo, sendo cidade polo para grandes indústrias, gerando emprego e renda. O deputado João Daniel registrou que no Distrito Industrial do município, localizado no conjunto João Alves Filho, estão concentradas indústrias de alimentos, malharias, artefatos de cimento, renovadoras de pneus, fábricas de velas, de leite de coco, gesso, entre outros. Devido aos incentivos fiscais, a indústria tem crescido muito nos últimos anos, tendo sido o município que mais atraiu empresas no Estado no período de 1987 a 2002.

 

Além disso, há uma produção agrícola importante, tendo como destaque frutas como banana, coco, manga, além de batata doce, cana-de-açúcar, mandioca e feijão. A pescaria é diversificada tanto nas águas dos rios como no mar, com destaque para camarão, pescados, xeréus, bagres, robalos, traíras, arraias, carapebas e milongos. Atualmente a produção de camarão em viveiro tem se destacado. Na pecuária se destacam os rebanhos de bovinos, suínos, equinos, ovinos e galináceos. A principal riqueza mineral é o sal-gema, considerado pelo seu teor de pureza, o único do Brasil. Nossa Senhora do Socorro é também grande produtor de calcário, argila, sal de potássio, magnésio e areia.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: Sergipetradetour