Em Boquim, João Daniel debate situação da citricultura em Sergipe


Aracaju, 23 de setembro de 2015

 

Durante encontro realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Boquim, o deputado federal João Daniel (PT) pode debater e se aprofundar sobre a atual situação da citricultura na região Sul do Estado e, em especial, no município. Foi durante o Encontro Municipal e da Conferência Municipal da Juventude do Partido dos Trabalhadores de Boquim, do qual participou a convite do presidente do Diretório Municipal, Francisco Almeida.

 

Juntamente com lideranças, donos de viveiros que produzem mudas de laranja, trabalhadores rurais, sem-terra, pequenos agricultores, comerciantes e profissionais de imprensa um rico debate foi realizado. Todos preocupados com a situação da região da citricultura. Em discurso na Câmara dos Deputados, o deputado registrou a importância desse debate, tendo em vista a situação preocupante que vive essa cultura em Sergipe.

 

“Quero parabenizar o evento, onde ouvi de homens, mulheres e da juventude toda a questão que envolve a problemática daquela região e do município. E vi entre eles, com muita satisfação, os sindicalistas e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boquim mostrarem a grandeza da força dos trabalhadores que lá produzem e que têm esperança para enfrentar os graves problemas da região”, disse João Daniel.

 

Entre esses problemas que preocupam, destacou o parlamentar, está a mosca-negra, que tem prejudicado a citricultura sergipana nesse momento. “É uma questão muito grave”, avaliou. No entanto, João Daniel acrescentou que tem certeza de que a partir de um trabalho conjunto entre governo federal e o governo do Estado, juntamente com o Polo Sindical, com o território da região Sul e todos aqueles que produzem será possível combater essas questões e buscar soluções.

 

“De parabéns todos os companheiros do Movimento dos Sem Terra de Boquim, o Partido dos Trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e todos os que lá ouviram, debateram e se preocupam com a nossa querida cidade de Boquim, com toda a região da citricultura. São pessoas que trabalham e planejam um grande projeto para o futuro daquela região, em especial para a cidade e o campo de Boquim”, disse.

 

O Encontro Municipal e da Conferência Municipal da Juventude do Partido dos Trabalhadores de Boquim, foi realizado no último domingo, dia 20, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquele município. Na oportunidade, foi feita apresentação de novos filiados e uma plenária de formação, com importantes debates entre os diferentes segmentos sociais presentes, entre trabalhadores rurais e urbanos, movimentos da juventude, estudantes e militantes dos movimentos sociais.

 

Entre os presentes, o presidente do Diretório Municipal, Chicão Almeida; a vice-presidente do Diretório Estadual, a deputada estadual pelo PT, Ana Lúcia; o presidente do PSB local, Genivaldo Menezes; o presidente do PV, João Fontes Junior; o presidente do PR, vereador Josevan do Pastor; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boquim, Israel; o ex-vereador Abelardo do Sindicato; os conselheiros tutelares Nininho, Dita e João Félix; o presidente da Associação dos Viveiristas, Marquinhos; os líderes empresariais Adilson Lima e Ronaldo Oliveira; os diretores do Sintese, professores Pacheco e José; o diretor do Sindicato dos Eletricitários de Sergipe (Sinergia), Antônio Fernandes; além das lideranças comunitárias e lideranças do MST, representados por Terinho, Arâmpio e Carlinhos, e os funcionários da Emdagro, Paulo Freitas, Luiz Menezes e Sávio Freitas; as militantes Joselita e Roberta Andrade; o presidente do DCE da Universidade Tiradentes, Airton Sena; o secretário da Juventude, Gilberto, e o novo secretário, Thiago Almeida.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa