Dia Mundial da Água: em defesa de nossos recursos hídricos


Aracaju, 22 de março de 2015

 

Nesse domingo, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, data estabelecida pela ONU em 1992, tendo como razão o risco da escassez de água em todo o planeta e como um alerta para a humanidade. Na ocasião foi divulgado documento “Declaração Universal dos direitos da água”, no qual se fazia um alerta para os riscos do uso indiscriminado da água e a falta de investimentos para melhoria da qualidade das nossas fontes de recursos hídricos.

 

Passados mais de 20 anos, o problema se agrava e com o aumento da população. O que se vê é que os nossos rios vão sofrendo a degradação de seus cursos, seja com esgotos domésticos e industriais, seja com agrotóxicos utilizados nas lavouras, principalmente do agronegócio.

 

No Nordeste, observa-se o risco que vem correndo o rio São Francisco, que, ao longo de sua bacia, vem sendo assoreado e recebendo toda espécie de poluentes. É necessário que se invista cada vez mais em sua revitalização, reflorestado suas margens e incrementando os programas de abastecimento de água, tratamento de esgotos e resíduos sólidos e fazendo um grande programa de supressão do uso de agrotóxicos, incentivando a agroecologia.

 

O nosso mandato buscará trabalhar com todos os movimentos sociais que lutam pela revitalização do Velho Chico e pela melhoria das condições de vida do semiárido e sertão sergipano, no sentindo de trabalharmos soluções junto ao Governo e prefeituras, especialmente junto ao Governo Federal, no sentido de agilizar e requalificar os programas que permitam a recuperação e o uso racional do nosso maior recurso hídrico, que é o rio São Francisco.