Deputado João Daniel participa de ato de imissão de posse do Acampamento Josué de Castro


 

O deputado João Daniel (PT) participou do ato que marcou a imissão posse da Fazenda Lagoa da Vila, no município de Poço Redondo. A festa dos trabalhadores rurais aconteceu na última sexta-feira, dia 24, e marcou a comemoração pelos dez anos de luta e resistência na região para que conseguissem, finalmente, a posse da antiga Fazenda Lagoa da Vila. Agora, a área passa a ter o nome de Acampamento Josué de Castro, numa homenagem ao médico e ativista que dedicou sua vida pelo combate à fome.

Além do parlamentar estadual, estiveram presentes ao ato representes do governo do Estado, através de integrantes de diversas secretarias de Estado, bem como do governo federal, representado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, e todos os secretários municipais, além de trabalhadores e lideranças da região. A programação teve início com um almoço coletivo, além de manifestações culturais e animação das bandas Piseiro do Forró e Originais do Sucesso.

O deputado João Daniel relatou que este era um acampamento que há dez anos seus acampados lutavam pela posse da terra. A aquisição foi feita através do governo do Estado e o Incra. Esta é a última fazenda, do atual convênio, em aquisição no Alto Sertão que faltava a imissão de posse. Estão assentadas no Josué de Castro 27 famílias.

“Esse acampamento tem uma extrema organização, onde eles já trabalham a questão ambiental e já tem uma grande produção nesses dez anos de plantas nativas e frutíferas”. Segundo João Daniel, o Josué de Castro é tido como modelo. Inclusive ele já foi tema de uma edição do programa Terra Serigy, da TV Sergipe, afiliada da Rede Globo no Estado.

Edjane Oliveira, da Assessoria Parlamentar

Fotos: Ronaldo Sales