Deputado destaca parcerias internacionais e importância do BRICS para Brasil


Aracaju, 21 de maio de 2015

O deputado federal João Daniel (PT/SE) foi à tribuna da Câmara dos Deputados, na sessão desta quinta-feira, dia 21, para parabenizar a presidenta Dilma Rousseff pela história que vem construindo a partir das relações internacionais e parcerias, iniciadas no governo Lula. Além dessa nova forma de relação do Brasil com o mundo, o deputado destacou como importante a parceria do país com a China, não apenas no que se refere ao investimento de R$ 53 bilhões no Brasil anunciado essa semana durante a vinda do primeiro ministro chinês, Li Keqiang, mas também no que se refere aos projetos que, segundo ele, ajudam o Brasil a ir construindo, cada vez mais em nível internacional, a sua soberania e respeito.

 

Em seu discurso, o deputado fez referência ao artigo intitulado “Em tempos de ajuste, China investirá R$ 53 bi no Brasil”, publicado no site Brasil 247. O texto destaca que o anúncio do investimento chinês “soará como mensagem de confiança na economia brasileira, apesar dos problemas macroeconômicos do momento, como inflação alta e contas públicas exigindo um ajuste fiscal”.

 

João Daniel ressaltou a importância BRICS – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. De acordo com o parlamentar, esse é um espaço para debater projetos em nível internacional. “Mas que discute mais que economia. Discute a soberania dos países que compõem, intercâmbios solidariedade”, disse.

João Daniel reforçou a importância dos projetos estruturantes. Para ele, esses recursos do investimento anunciado pelo premiê da China ajudarão a garantir empregos e um país mais forte. “Essa política é a que hoje personalidades importantes, como o Papa Francisco, vêm debatendo para construirmos um mundo onde se respeite as pessoas, que se acabe com as guerras e intervenções, um mundo em que e tenha uma humanidade cada vez mais fraterna”, colocou.

Foto: Márcio Garcez

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa