Demandas da agricultura familiar são debatidas em reunião coordenada por João Daniel


Aracaju, 26 de janeiro de 2016

Diversas ações demandadas por agricultores familiares e movimentos sociais do município de Estância, na região Sul de Sergipe, foram tratadas durante reunião realizada pelo mandato do deputado federal João Daniel (PT) e articulada juntamente com a secretária de Agricultura do município, Rose Rodrigues. Participaram da audiência o prefeito Carlos Magno e representantes de vários órgãos públicos estaduais e federais convidados pelo mandato. Entre eles, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Superintendência do Ministério da Agricultura em Sergipe, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Câmara de Vereadores de Estância, representada pelo vereador Artur Oliveira.

 

A reunião teve o propósito de que todos os movimentos sociais de Estância ligados ao campo, como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), quilombolas, pescadores marisqueiras, catadores de mangaba, representantes de comunidade e povoados, além de técnicos que dão assistência aos agricultores tanto da Emdagro como nos assentamentos, pudessem apresentar as demandas existentes relacionadas à agricultura familiar e se buscasse resolvê-las através da atuação dos órgãos federais, estaduais e municipais. “E tiramos como encaminhamento dessa reunião uma pauta de busca de solução, seja através de projetos federais ou emendas”, relatou o deputado João Daniel.

 

Um desses encaminhamentos apontados para uma das demandas foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através da Conab e entidades. Outro relacionado aos quilombolas foi, através da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), se buscar área para que possam beneficiá-los. Nesse sentido, o deputado já articulou com a Superintendência em Sergipe a ida ao município para realizar uma audiência e ver quais os terrenos disponíveis para que se possa resolver o problema de moradia para as comunidades quilombolas, principalmente a do Porto da Areia.

 

Mercado

De acordo com o deputado João Daniel, outro compromisso assumido durante a reunião foi o de o município de Estância buscar um terreno para que possa ser construído o Mercado da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. “O prefeito Carlos Magno se comprometeu a buscar esse terreno e nós vamos garantir, através de emendas ou outras fontes, a construção desse mercado para que os produtos da agroecologia, o que é produzido pela agricultura familiar, seja alimentos e artesanatos, possa ser comercializado”, afirmou João Daniel.

 

O deputado federal João Daniel avaliou a reunião como extremamente produtiva e que com resultados positivos a serem colhidos em breve. Na ocasião, o prefeito Carlos Magno colocou o município de Estância e sua administração à inteira disposição para ajudar em projetos que beneficiem a coletividade. “Estamos juntos com o que tiver de projeto nesse sentido”, afirmou.

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa