Cultura: João Daniel registra inauguração do Largo da Gente Sergipana


Aracaju, 27 de março de 2018

No início da tarde desta terça-feira, dia 27, o deputado federal João Daniel (PT) parabenizou o governo do Estado de Sergipe e o Instituto Banese pela instalação do Largo da Gente Sergipana, inaugurado no último dia 17 de março, em Aracaju. O Largo homenageia todas as expressões da cultura popular de Sergipe, através de oito esculturas da nossa representação cultural que flutuam sobre o rio Sergipe: Lambe Sujo e Caboclinhos, Chegança, Cacumbi, Taieira, Bacamarteiro, Reisado, São Gonçalo e Parafuso, além do tradicional Barco de Fogo.

 

Presente na solenidade de inauguração, João Daniel disse ter assistido a uma linda festa, na qual milhares de sergipanos e visitantes do nosso Estado puderam contemplar este novo cartão-postal e, mais do que isso, assistir à apresentação em cortejo dos grupos folclóricos representados, acompanhados do grupo Burundanga Percussivo. “Esta foi uma homenagem feita pelo Governo do Estado e Instituto Banese à população sergipana, em especial os aracajuanos, no dia em que a nossa capital completou 163 anos. Gostaríamos de parabenizar essa iniciativa, pois valoriza a nossa cultura, levando a sergipanos e turistas o conhecimento sobre essas importantes manifestações folclóricas que retratam parte da nossa cultura. Parabéns ao Governo de Sergipe, a todas as Secretarias e, em especial, ao Instituto Banese, por esta obra importante de valorização da cultura sergipana”, completou.

 

O projeto é uma realização do governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), do Instituto Banese e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Para a obra foram investidos R$ 6.425.530,80, sendo a parte do governo na obra R$ 2,2 milhões, e o valor restante referente aos recursos de patrocínio do Banese, que possui linhas próprias para esse tipo de investimento e não podem ser utilizadas em outras finalidades de governo. O espaço, fica localizado na avenida Ivo do Prado, na capital Aracaju, em frente ao Museu da Gente Sergipana. E, Além das esculturas, conta com píer, uma área de convivência e um atracadouro.

 

Por Whagner Alcântara

Fotos: Márcio Garcez