“Criação do SUAS contribuiu para que o Brasil superasse a extrema pobreza”, diz João Daniel


Aracaju, 31 de julho de 2015

 

Recentemente, o Sistema Único da Assistência Social completou 10 anos de criado e o deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou a importância do SUAS para a política de assistência social no Brasil e a grande contribuição trazida para que o país superasse a extrema pobreza e rompesse com a lógica do assistencialismo e filantropia. Daniel observou que os dados mostram o crescimento no acesso dos brasileiros aos serviços de assistência social nesse período.

 

O SUAS foi criado em 15 de julho de 2005, instituindo uma nova política de assistência social no Brasil. A partir dele, constituiu-se uma grande rede pública de garantia de direitos para todos os brasileiros, através dos governos federal, estaduais e municipais, com programas, projetos, serviços assistenciais e de proteção aos cidadãos brasileiros. Para João Daniel, a criação do SUAS foi fundamental para promover uma série de ações para nossa população, especialmente a mais carente, e dessa forma ajudou, significativamente, o país a superar a extrema pobreza.

 

O deputado registrou ainda o crescimento do investimento do governo federal em assistência social nas últimas décadas. Em 1995 foi R$ 1,6 bilhão investido e para 2015 foram destinados R$ 75,4. Segundo o parlamentar, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o SUAS está presente em quase 100% dos municípios brasileiros, oferecendo acesso aos serviços públicos para a população através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), compostos por equipes formadas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP), além da concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência, de qualquer idade, e idosos a partir de 65 anos, entre outras ações e serviços.

 

“Portanto, deixo os nossos parabéns pelos 10 anos do Sistema Único da Assistência Social quem tem sido fortalecido no governo da presidenta Dilma Rousseff e saudar a todos que fazem parte do SUAS em nome da ministra do Desenvolvimento Social (MDS), Tereza Campello”, concluiu.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: Márcio Garcez