Conferência Estadual de Saúde é fundamental para fortalecimento do SUS, afirma João Daniel


Aracaju, 24 de setembro de 2015

 

Os temas debatidos durante a 6ª Conferência Estadual da Saúde do Estado de Sergipe foram destacados pelo deputado federal João Daniel (PT/SE) na Câmara dos Deputados. O parlamentar ressaltou a importância desse debate para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sua melhoria e ampliação do acesso. A Conferência aconteceu nos dias 23 e 24, com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo sergipano”.

 

João Daniel parabenizou todos os conselheiros que participaram da Conferência, que teve representação de todos os municípios de Sergipe. A Conferência foi realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). João Daniel ressaltou que 74 conferências municipais precederam esse amplo debate, das quais participaram mais de 30 mil pessoas nas cidades sergipanas. “Isso demonstra o seu caráter participativo, garantindo-lhe legitimidade e respaldo junto à população sergipana. A Conferência Estadual é fundamental para o fortalecimento do SUS”, destacou.

 

O mandato de João Daniel esteve presente à abertura oficial da Conferência Estadual, quando foi proferida a palestra com o tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das Pessoas”, proferida pelo secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Rogério Carvalho, representando o ministro da Saúde, Arthur Chioro. A abertura contou também com a palestra sobre Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS, ministrada pela presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza.

 

Entre os temas debatidos durante a Conferência: direito à saúde, garantia de acesso à atenção de qualidade, participação social, valorização do trabalho e da educação em saúde, financiamento do SUS e relação público-privado, gestão do SUS e modelos de atenção à saúde, informação, educação e política de comunicação do SUS, ciência, tecnologia e inovação do SUS, e reformas democráticas e populares do Estado.

 

Houve também homenagem a diversas personalidades pelos relevantes serviços prestados à causa da saúde pública, como o presidente da Associação dos Membros e Amigos dos Diabéticos de Sergipe (Amad), Marcos Antônio Ferraz; e o gerente do programa de DST/AIDS em Sergipe, o médico Almir Santana. “Parabenizamos todos os conselheiros e todos que participaram das conferências municipais e agora da grande conferência estadual por serem defensores do SUS e lutadores por uma saúde pública de qualidade para o nosso povo sergipano e brasileiro”, afirmou.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto 1: Márcio Garcez