Com apoio de João Daniel, nova edição do Fórum Estadual dos Conselheiros Tutelares é realizada


Aracaju, 26 de março de 2018

 

 

O município de Capela, situado no leste sergipano, sediou nos dias 22 e 23 de março o XXXIV Seminário Estadual Factus, uma assembleia geral entre conselheiros e ex-conselheiros tutelares do Estado de Sergipe. O evento é uma realização do Fórum Associativo de Conselhos Tutelares de Sergipe, o Factus, com total apoio do deputado federal João Daniel (PT), que marcou presença no local de debates. Nesta edição, o tema “Conselho Tutelar e o trabalho em rede, fortalecendo o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente” foi a base das discussões.

 

O Factus, no seu estatuto, determina que os seminários devam acontecer a cada três meses, em um município escolhido previamente. Para o deputado João Daniel, é de extrema importância a realização desses eventos, no sentido de cobrar dos gestores municipais a efetivação das políticas públicas. “Fico muito feliz em ver toda a classe dos conselheiros tutelares de Sergipe reunida nesse seminário, exigindo das nossas gestões municipais e das autoridades que as políticas públicas sejam implementadas, sejam cuidadas”, comentou.

 

Elenildo Figueiredo, o Miltinho, membro da Assessoria de Comunicação do Factus, destacou o fórum como meio de capacitação de conselheiros tutelares e de profissionais que trabalham em rede no sistema de garantias de direitos. “A importância desses seminários se dá pelo fato de que os conselhos tutelares e todos os que fazem parte do sistema de garantia de direitos, que trabalham na saúde, na educação, na assistência social e na segurança pública, devem se capacitar, pois o estatuto da criança e do adolescente afirma que a capacitação continuada deve acontecer e o gestor municipal deve dar as condições necessárias para a capacitação”, explicou.

 

Em Capela, os debates foram ministrados pelos palestrantes Maduca Lopes, Dr. Edson Sêda, Dr. Murillo José Digiácomo e o Dr Edson Sêda Filho. As próximas edições do Seminário Estadual Factus serão realizadas, ainda este ano, nas cidades de Umbaúba, Aracaju e Neópolis.

 

Apoio aos Conselhos

Miltinho ainda salientou que o Factus, como uma entidade filantrópica, tem buscado apoio de autoridades políticas e de entidades que possam ajudar na construção desses eventos, e ressaltou o apoio dado pelo mandato do deputado João Daniel ao trabalho dos conselheiros tutelares sergipanos. “A gente tem encontrado resistência em alguns municípios, os gestores não acham importante a construção e o apoio que deve ser dado ao Factus. Mas eu quero destacar o apoio que o deputado João Daniel tem dado ao Factus, desde o ano passado, quando ele destinou emendas para a estruturação do trabalho de conselheiro tutelar. Foram quatro emendas no valor de R$ 110 mil, cada, para os Conselhos Tutelares dos municípios mais necessitados de Sergipe”, destacou Miltinho.

 

Sobre as emendas, João Daniel se comprometeu em continuar ajudando na implantação daquilo que, para ele, é o mínimo necessário da infraestrutura para o Conselho Tutelar. “Nós colocamos quatro emendas individuais, num total de R$ 440 mil, e colocaremos todos os anos essa quantia, no mínimo. É uma obrigação, de todos os deputados e deputadas estaduais e federais, dar total apoio e contribuir. A nossa parte faremos sempre como compromisso de vida e defesa, especialmente das políticas públicas, da participação popular e do fortalecimento dos Conselhos Tutelares. Então eu queria parabenizar toda a coordenação do fórum, os expositores e conte conosco como uma obrigação”, disse Daniel.

 

Por Whagner Alcântara

Fotos: Márcio Garcez