Centenário de Dona Neuzice Barreto é registrado pelo deputado federal João Daniel


Aracaju, 14 de abril de 2015

Na sessão dessa terça-feira, dia 14, o deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou a passagem do centenário da professora Neuzice Barreto, ocorrido no último dia 4 de abril, e a homenagem prestada a ela na última sexta-feira, dia 10, no município de Santa Rosa de Lima. Dona Neuzice, mãe do governador Jackson Barreto (PMDB), faleceu em 15 de novembro de 1988.

 

Segundo o deputado João Daniel, uma bela homenagem foi prestada a ela pelo governo do Estado e o povo de Santa Rosa pela história de vida dessa grande mulher, professora e trabalhadora. O parlamentar esteve presente ao evento, a convite do governador Jackson Barreto.

 

Em seu pronunciamento, João Daniel fez um histórico de Dona Neuzice. “Mãe de 16 filhos, tendo criado oito, militante política, a verdadeira imagem da mulher nordestina, forte, que apesar das adversidades da vida e do clima seguiu em frente deixando um legado inestimável para o povo sergipano”, afirmou.

 

O deputado lembrou a trajetória política de Dona Neuzice Barreto, que sempre liderou os movimentos e irmandades da Igreja Católica local, exercendo forte influência política, conscientizando familiares e seus alunos para a emancipação política do município, assim como a libertação do pequeno eleitorado da região, cuja predominância eleitoral era evidenciada nos votos aos coronéis de engenho da antiga UDN.

 

“De personalidade forte e politicamente decidida, Dona Neuzice teve participação marcante na luta contra a ditadura militar, passando, no final dos anos 40, a comandar o PSD local, observada com ódio pelos usineiros da região, e transferindo-se depois para Aracaju contra a sua vontade”, disse. João Daniel acrescentou que Dona Neuzice participou das campanhas eleitorais de Sergipe desde 1946, com a eleição de José Rollemberg Leite, passando pela campanha das Diretas, em 1984, até a eleição de Wellington Paixão.

 

O deputado João Daniel ressaltou que essa firmeza política de Dona Neuzice com certeza foi referência e influência importante na carreira de seu filho Jackson Barreto em sua carreira política. O parlamentar acrescentou as atividades realizadas em homenagem ao centenário de Dona Neuzice, como missa em homenagem na Igreja Matriz Santa Rosa de Lima, a inauguração da reurbanização da praça com um busto em homenagem à professora Neuzice Barreto Lima em Santa Rosa, lançamento de selo comemorativo pelos Correios, entre outras.

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa