Assembleia Legislativa fará entrega de título de cidadão sergipano a Guido Michel


guido michel

Na próxima segunda-feira, dia 26, em sessão solene, a Assembleia Legislativa fará a entrega do título de cidadão sergipano ao belga, naturalizado brasileiro, Michel Alphonse Leon Pierre Ghislain Dessy, o Guido Michel. O deputado João Daniel foi o autor do projeto de resolução que prestará a homenagem a esse agricultor e lutador pela reforma agrária. A solenidade acontece no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 17 horas.

Para o deputado João Daniel, a entrega do título de cidadão sergipano a Guido Michel é uma forma de homenagear essa personalidade ilustre, de atuação reconhecida na luta pela democratização do acesso à terra em Sergipe. Este belga de coração sergipano chegou ao Brasil há 50 anos.

Michel Alphonse Leon Pierre Ghislain Dessy nasceu num lugarejo chamado Sovet, na província de Namur, na Bélgica, em 1938. A convite de Dom José Brandão de Castro, veio para o Brasil, em 1964, trabalhar com a população pobre do Vale do São Francisco. Aqui em Sergipe participou ativamente de muitas lutas para a democratização do acesso à terra em Sergipe, tornando-se um assentado em Barra da Onça, no município de Poço Redondo, tendo sido torturado por policiais militares durante uma ocupação de terra neste município.

“Por tudo que Guido Michel fez nessas cinco décadas no Brasil e sua atuação e luta em Sergipe, acredito ser justo que a Assembleia conceda o Título de Cidadania Sergipana a ele”, declarou João Daniel.

Por Edjane Oliveira