Assembleia debate situação da carcinicultura em Sergipe, durante audiência pública


foto joao daniel maria odilia

Numa iniciativa do mandato do deputado João Daniel (PT), acontece na próxima quarta-feira, dia 11, a audiência pública com o tema “Carcinicultura em Sergipe: regularização, desafios e perspectivas”. O evento acontece a partir das 14 horas, na Assembleia Legislativa. Para debater esse assunto tão importante, foram convidados trabalhadores do setor e representantes de instituições e entidades ligadas ao segmento.

 

Entre os participantes, o advogado Marcelo Palmas, que falará sobre o panorama nacional da carcinicultura. A professora Rita Fagundes abordará a situação de São Cristóvão. Já o superintendente da pesca em Sergipe, José Heriberto Pinheiro Vieira, falará sobre o papel da Superintendência na regularização da carcinicultura, enquanto o representante da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) tratará sobre o licenciamento da carcinicultura em Sergipe.

 

A audiência terá ainda como palestrante o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Sandro Luiz da Costa; o representante da Associação dos Maricultores Ecológicos do Estado de Sergipe, Sandro Monteiro; representante dos prefeitos e vereadores que falarão sobre a situação local, além do governador e o próprio deputado João Daniel, que, há algum tempo, tem se envolvido nessa questão, procurando encontrar uma solução para a regularização da situação dos pequenos carcinicultores de Sergipe.

 

Para a audiência foram convidados a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Ibama, Codise, Embrapa, Emdagro, Fetase, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Superintendência de Patrimônio da União (SPU), Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal, Departamento de Engenharia de Pesca, IFS, Universidade Tiradentes (Unit), Territórios da Cidadania Sul e Baixo São Francisco, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Sebrae.

 

Também foram convidados representantes das Prefeituras e Câmaras dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Brejo Grande, São Cristóvão, Itaporanga, Indiaroba, Estância Santa Luzia do Itanhy, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Pacatuba e Santo Amaro.