Aniversário do Assentamento 13 de Maio é lembrado por João Daniel


Aracaju, 13 de maio de 2015

O deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou o aniversário de 11 anos do Assentamento 13 de Maio, localizado no município de Japaratuba, localizado na região Leste de Sergipe, comemorado nessa quarta-feira. O assentamento está situado numa área às margens da BR-101. “Quero saudar todas aquelas famílias que vivem ali, em nome de todos os assentamentos da região e em nome de todos que lutaram por aquela área”, disse, lembrando-se do saudoso ex-prefeito do município, Padre Geraldo.

 

João Daniel destacou a produção agrícola dos assentados do 13 de Maio e ressaltou que nessa região há um grave problema causado pela pulverização aérea de agrotóxicos, o que tem prejudicado muito as comunidades, inclusive esse assentamento. “Lá se produziu muito mel, e havia uma criação importantíssima de abelhas que vem sofrendo drasticamente nos últimos anos, exatamente pela questão da pulverização de agrotóxico. Esse tema nós já debatemos, discutimos e temos ações importantes, inclusive do Poder Judiciário desse Município”, afirmou.

 

No Assentamento 13 de Maio vivem cerca de 40 famílias que foram definitivamente assentadas pelo INCRA numa área de mais de 482 hectares, de onde tiram hoje seu sustento e mantêm a luta por uma reforma agrária justa, onde a terra cumpra a sua função social. As famílias trabalham na produção de macaxeira e mel, principalmente. Além disso, um grupo de mulheres trabalha na produção orgânica de culturas diversificadas como couve, alface e coentro.

 

Uma programação foi elaborada para o aniversário do assentamento, com um almoço comunitário, além de procissão e missa para marcar a data. No sábado a programação festiva prossegue.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa