51ª edição da Festa do Caminhoneiro de Itabaiana é destacada por João Daniel


 Aracaju, 15 de junho de 2016

A realização de mais uma edição da tradicional Festa do Caminhoneiro do município sergipano de Itabaiana foi registrada pelo deputado João Daniel na Câmara, nesta quarta-feira, dia 15. O evento reúne, durante vários dias, caminhoneiros não só da cidade, como também de povoados, vários municípios e de toda região Nordeste. “Este é um evento nacional que mostra o orgulho do povo de Itabaiana por essa grande cultura, essa grande força da tradição e da história dos que fazem o desenvolvimento, o progresso e a integração daquele povo com o Estado, com o Brasil e com toda a Região Nordeste”, destacou.

 

“Parabenizo todo o povo de Itabaiana. A semana é de festa, de cultura, de tradição. Nós temos compromisso com essa cidade, a qual dedicamos e fizemos uma audiência sobre a questão dos caminhoneiros, através da Comissão que analisa dívidas de caminhoneiros, dívidas rurais da Medida Provisória 707”, disse o deputado, acrescentando que espera que o Governo interino tome as medidas no sentido de sancionar as aprovações já feitas na Câmara, no Senado, que está em trâmite final.

 

Em seu discurso, João Daniel parabenizou também todas as lideranças populares do município, em nome de Nino, uma grande liderança do Conselho Tutelar; do secretário de Estado do Meio Ambiente, filho e morador de Itabaiana, Olivier Chagas; e também o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado Luciano Bispo. “Quero saudar também todas as autoridades municipais, as lideranças daquele município, e dizer que nós dedicamos também emendas para este município, através do Instituto Federal de Sergipe, o qual desenvolve atividades importantes para a nossa juventude e para todos daquela região com cursos técnicos e cursos de tecnólogos do Instituto, tão bem administrado pelo nosso reitor Ailton Ribeiro”, ressaltou.

 

Seca

Durante o pronunciamento, o deputado João Daniel registrou também que no último domingo esteve no município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão sergipano, participando da Cavalgada organizada por lideranças da cidade, como o vereador Flávio e o prefeito Chico do Correio, quando teve a oportunidade de também conversar com produtores daquela região. Segundo ele, é preocupação sua e também das lideranças locais a seca que tem atingido.

 

“Nós temos lá uma seca que permanece num ciclo de vários anos e que tem criado vários problemas em toda a região semiárida do Nordeste. Algumas cidades são mais afetadas; outras, menos. E este ano há uma grande preocupação com essa seca no Alto Sertão”, relatou. João Daniel acrescentou que em Nossa Senhora da Glória, que é a maior bacia leiteira, bem como em toda aquela região os produtores estão preocupados.

 

Segundo o deputado, desde quando o Governo interino assumiu, estourou o preço dos produtos agropecuários, como soja e milho para ração animal. “Há uma preocupação muito grande, sementes que não saíram, e várias outras políticas que sentem uma certa ameaça”, disse. Ele ressaltou que a região precisa e vai ter que ser ouvida. João Daniel acrescentou que na semana passada o ministro da Defesa, Raul Jungmann esteve na região, mas ouviu de prefeitos daquela região, do Governo do Estado, através da Defesa Civil que ninguém ficou sabendo. Apenas viram fotos nos jornais.

 

“Nossa preocupação com aquela região sobre a questão da seca: um período de inverno em que não iniciaram as chuvas, numa grande bacia leiteira que ajuda a economia de Sergipe; começa a gerar preocupações, com o preço das rações e com a situação da agricultura de toda a região do Alto Sertão Sergipano e do Sertão Ocidental. Eu espero e confio que o Governo do Estado empenhará todo esforço no sentido de buscar políticas que mantenham a nossa agricultura, a nossa pecuária, e o comércio daquela região, forte e firme como sempre foi”, frisou João Daniel.